O RESPEITO

Essa palavra tem um significado tão abrangente que cabe em qualquer relação humana. Olhei, hoje, de minha janela e lembrei que tempos atrás eu constatei que existe uma árvore num capão verde que circunda meu órgão de trabalho, a qual, mereceu singular atenção, pois além de ter uma cor totalmente diferente das demais, pois suas folhas lembram uma paisagem européia, já que sua cor não é o verde natural das outras árvores, mas de uma tonalidade amarronzada, com pequenos tons verdes claros, dando um misto diversificado no seus visual, por isso ela se destaca naquele meio que tem um tom padronizado, através da cor verde.

Mas você deve estar se perguntando, o que aquela árvore tem a ver com respeito? Aí que vem o grande ensinamento que nos é repassado pela natureza e que muitas vezes “passa batido”, como diz o provérbio popular, porque não temos a sensibilidade de observar com maior atenção os detalhes que são a unidade de uma natureza genérica e que se escondem na composição do universo daquele todo se não formos mais detalhistas.

É que tal árvore se situa nos arredores da composição do todo, ou seja, sua base ou seu tronco se formou na periferia do todo. Como o normal de uma árvore é crescer abrangendo o seu campo periférico que envolve o tronco, crescendo em todos os lados de sua base, fica estranho quando vemos uma árvore que só cresceu para um lado, ou seja, ela não se desenvolveu para o lado de dentro onde estavam outros galhos e outras folhas de outras árvores. Assim, sua constituição física ficou reduzida na metade. Explico: Há um tronco que vai da sua base até seu finito rumo às nuvens, mas do lado esquerdo ela é coberta pelos galhos de outras árvores. Somente do lado direito é que ela forma sua constituição própria.

Essa silhueta vinda da natureza nos mostra como há um respeito natural entre os seres vivos, indicando que cada um deve ter seu próprio espaço, mas se ocorrer de alguém ter que dividir esse espaço com outrem, o respeito exige que haja essa divisão, para que os dois seres possam viver em paz, porque o que interessa num universo não são os seus detalhes, mas a constituição do seu todo. Assim é a vida, quando não existe respeito nos seres que precisam dividir espaços ou entram em colisão, ou se conformam em fazer essa divisão. Assim nascem as guerras, por exemplo, porque o homem não quer dividir aquele espaço, mesmo sabendo que é necessário essa divisão. Deus, na sua sabedoria, coloca-nos frente-a-frente com tais ensinamentos para que possamos aprender com nossas próprias conclusões, sem precisar que ele mesmo venha a nós e nos mostre o quanto somos ignorantes.

O curioso disso tudo é que aquela árvore, embora esteja restrita na sua constituição física, teve uma compensação natural que as outras não tem, que é a sua cor, sendo certo que ela se destaca por esses dois motivos: por ser incompleta e também por ser a mais bela. Isso me leva a concluir que essas especialidades que simboliza aquela árvore, obriga-nos a pensar que ela corresponde a um sinal vindo da natureza, mostrando aos homens que devem respeitar-se entre si, para que o mundo seja mais leve nas suas relações humanas. A outra mensagem é de que muito embora tenhamos que fazer a divisão do nosso espaço, sempre haverá uma compensação em razão disso, pois se perdemos por um lado devemos ganhar por outro.

Assim, também é o direito, pois este é o caminho criado pelo homem para que todos possam alcançar suas aspirações. Logo, quando há uma divisão de uma propriedade, por exemplo, aquele herdeiro que fica com a parte menor, tem outros usufrutos, como ficar com a sede, que na propriedade - como um todo - é aquele trecho que tem um visual mais acolhedor e por certo tem maior valor.

Enfim, todos nós que temos certa preocupação com as relações humanas devemos entender essa mensagem da divisão como um questão muito profunda nas inter relações entre as pessoas, pois somos seres sociais que compartilhamos espaço físicos em comum - a terra em que vivemos - por isso, temos de resolver nossas pendências humanas com uma única filosofia existencial chamada de RESPEITO UM PELO OUTRO.

Machadinho
Enviado por Machadinho em 23/03/2009
Código do texto: T1501309