Fab four (Jairaj Hari San)

Assistindo hoje o "Concert for George" me dei conta que ainda não escreví sobre eles. Se bem que para eles, eu escrever ou não é simplesmente dispensável.  Venderam mais de 1,5 bilhão de albuns e são nada menos que a banda de maior sucesso que já surgiu.  Suas músicas, vestimentas, cortes de cabelo mas também a consciência social influenciaram a forma de ser dos jovens da minha geração. Desconfio que mudaram o mundo ou pelo menos o meu.
 
Vou tentar, isso sim,  dar a minha visão pessoal e não isenta de emoção a respeito de cada um deles.

George Harisson era o melhor músico, parte de um handful de virtuoses na guitarra em que, prá mim e meu limitadíssimo conhecimento,  somente estão Eric Clapton, Jimmi Hendrix, B.B.King, Jimmy Page, Chuck Berry, Keith Richards e Pepeu Gomes. Os solos dos quais nos lembramos, que criaram um novo som e marcaram tanto as músicas dos Beatles não são de Paul ou John, são dele. 

Eric Clapton, amigo de longa data de George, escreveu na sua autobiografia " O nosso relacionamento se transformou numa fraterninadade cautelosa. Quando nos juntávamos, o clima podia ficar muito competitivo e áspero, mas não havia dúvida de que nos amávamos". Examente um ano após a morte de George, ele organizou o "Concert" para demonstrar esse amor mais uma vez e convidou a fina flor dos amigos. Estavam lá também o filho Dhani e a mulher Olivia. Se alguém quizer arriscar e trocar 60 Reais por 2 horas e meia de magia com direito a outro DVD mostrando também os bastidores, be my guest.

Dois dos outros "fab" também foram, Ringo e Paul. John Lennon não pode comparecer por razões óbvias mas parecia estar lá junto com o próprio homenageado, tanto que ao final de "Something" , a balada composta apenas por George, Ringo na bateria, Paul McCartney no cavaquinho (isso mesmo , instrumento que no Havaí é conhecido como ukelele e que era o favorito de George) Eric abraça Paul e diz "I felt the spirit". Imperdível.

Outro momento que não tem preço, podem acreditar, é quando o próprio Eric faz o solo de guitarra que George gostaria de ter feito, em "While My Guitar Gently  Weeps".

A definição do que foi George Harrison veio do seu Mestre Ravi Shankar: Jairaj Hari San (George Harrisson) jagat to kitna geet dyia (deu ao mundo músicas bonitas)

E isso não é pouco.

Nilsson
Enviado por Nilsson em 22/03/2009
Reeditado em 26/02/2011
Código do texto: T1500742
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.