A terra dos meus sonhos
A Terra dos meus sonhos
(este texto foi publicado em um jornal local, dia 20/03/2009)
Ouvindo uma música do cantor Silvio Brito, em um programa de televisão no último domingo, me reportei a um passado longínquo, lá na minha infância, tempo esse que não volta jamais, mas... A música começa assim: “Você precisa conhecer a minha terra... Lá não tem guerra, nem polícia, nem ladrão. Não tem partidos de esquerda ou de direita. Todo mundo se respeita, isso que é constituição...” “Essa é a terra dos meus sonhos”, uma cidade onde possamos sentar em frente de nossas casas sem receio do ladrão. Um lugar em que possamos caminhar nas calçadas sem receio de nos machucar. Ah! “A Terra dos meus sonhos”, é aquela que não tem lixo atirado pelas ruas, onde não se vê pessoas atirando garrafas e latinhas da janela de seus carros, onde se respeita os ouvidos de cada um, e não se sai às ruas com o volume do som de seu carro na maior potência, sem perguntar se queremos isso.
Volto à música, que tem como refrão o seguinte: “Felicidade só se tem quando se doa, por isso na minha cidade a vida é boa... e a vida é boa quando planta-se a semente, nem só na terra mas no coração da gente.” Vamos todos juntos pensar que terra queremos, mas para isso, é preciso conscientização por parte de todos, se não buscarmos o nosso “Norte”, não chegaremos a lugar algum. Voltemos ao início da música, será que é tão difícil assim respeitar a constituição, o outro...? Está dentro de cada um “a terra dos sonhos”, se cada um fizesse a sua parte já resolveríamos o bastante, valorizando o trabalho de quem se propõe em fazê-lo, sem preconceito, sem ressalvas, acreditando que é preciso doar-se em nome do amor, da paz, da convivência...
A Terra dos meus sonhos é Taquara, aqui eu nasci, eu cresci e assim como eu, muitos a vêem assim e aqui eu quero ainda viver, vendo-a crescer e prosperar para o bem de todos, até mesmo daqueles que apostam para que nada se crie. Têm pessoas que estão trabalhando para mudar a cara da nossa cidade, então vamos acreditar que é possível e cantemos o refrão da música; “Felicidade só se tem quando se doa, por isso na minha cidade a vida é boa... e a vida é boa quando planta-se a semente, nem só na terra mas no coração da gente.”
Clair S. Wilhelms - professora