Comerciais
Hoje, arrumando uns papéis em casa achei um texto que minha mãe me mostrou ter escrito alguns anos atrás. Sou apaixonado por esse texto.
"De tanto assistir à televisão, me tornei a pessoa mais indecisa.
A moça bonita, magérrima, me aconselha que no verão não se pode ficar gorda e, se eu quiser usar aquele fio dental que ela usa, preciso tomar as cápsulas emagrecedoras. Depressa eu anoto o endereço da caixa postal.
Logo após vem o homem gordo que me manda comer bastante doce e bombom, porque se eu encontrar o cupom numerado fazendo compra em determinada loja, ganho uma barra de ouro equivalente ao meu peso.
Daí a pouco aparece uma marca de cigarros nova que penso experimentar mas, mal acaba a propaganda, o governo adverte: fumar faz mal à saúde.
Teve um homem lindo dizendo que sua namorada usa um perfume que o deixa louco. Penso em comprar, mas logo depois vem uma moça dizendo que a moda agora é usar produtos naturais à base de mel, algas, ervas, lama…
Quando penso que amanhã mesmo vou comprar aquela calça jeans, assisto a um desfile que só tem manequins de bermudas, saias e minha cabeça começa a doer. No exato momento do comercial, que mostra um galã sorridente depois de 5 minutos de ter tomado um analgésico. ‘A dor sumiu!’. Me preparo para ir à farmácia comprar o tal remédio, mas recomeça o programa e o entrevistado agora é um médico que diz que tomar remédio sem receita pode ser fatal.
Depois disso tudo, melhor tomar um copo d’água e dormir, ver se a dor passa, mas quando levo o copo à boca me lembro que a água está contaminada, assim disse o repórter.
Durmo com sede, e sonho com aquela praia do Havaí. É que tem uma agência turística fazendo um sorteio de uma passagem aérea com acompanhante para lá, mas para concorrer preciso comprar uma barraca de camping.
Somente uma coisa boa: no sonho aparece aquele curandeiro que põe sua mão sobre minha cabeça e faz passar a dor."
Edir Assis Pinto, 26/03/1991, 11:11 hs.
_________________________________
postado originalmente em http://airtonbolquett.wordpress.com/