QUERER E PODER...


Conceito ideológico…

Querer é poder.
Para exercer poder, qualquer pessoa precisa antes, querer.
Pessoas otimistas afirmam que para vencer na vida e ganhar dinheiro é preciso muita força de vontade e garra, traduzindo, “muito querer”.
Esta fórmula trouxe bons resultados para alguns, mas… não se deve deduzir que dará certo para todas as pessoas.
Não leitor, não é pessimismo, mas raciocine comigo:
-         “ a sociedade é dívida em classes, para cada um que vence há os que são derrotados, quero dizer, o sucesso de um depende do fracasso de outro;
-         quando afirmamos que “ querer é poder”, esquecemos que está oculto o peso das desigualdades sociais; as desigualdades que separam os homens em termos de capital, alimentação, educação…
Há os que nascem em berço de ouro e outros que lutam a vida toda para sobreviver.
Portanto, não devemos considerar que aquele que não consegue prosperar na vida seja um fracassado, que este ser tem ausência de “ garra” , de querer. Porque isto é atribuir a culpa ao fracassado, dizer que eles são os únicos culpados pelo seu fracasso…
Agora pense:
-         “ esta ideologia não explica como um homem do povo pode desenvolver um querer forte, se desde a infância está condenado à subnutrição, à falta de escola, à parca moradia, não tem amparo na saúde, educação e ainda falta-lhe a perspectiva de trabalho…
Isto não quer dizer que tudo isso aí que eu escrevi eimina a força que há na “ força-de-vontade”.
E certo de que o homem faz a sua história, mas não do jeito que quer…se uma pessoa pobre e sem condições possui querer forte, lutará com toda a garra para melhorar e mesmo não atingindo o topo, sempre terá o melhor do que se não “ arregaçasse as mangas”; mas para chegar ao ápice é necessário que se abram portas, que surjam oportunidades…
Mas o importante é sempre ter força de vontade e lutar para se conseguir o que se quer…desde que isto te faça feliz.
Kira Penha Gonçales
Enviado por Kira Penha Gonçales em 21/03/2009
Reeditado em 21/03/2009
Código do texto: T1498266
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.