Alienação juvenil?

Alienação juvenil?

Vivemos uma época rápida, dinâmica, as noticias aparecem nos noticiários em flashes de segundos, sem tempo para interpretação ou analises. A atualidade nos cobra opiniões sobre os mais variados assuntos, mesmo que não conheçamos a fundo tal assunto. A informação rápida e fragmentada virou produto comercial e, já não importa mais o conteúdo da informação, mas sim a informação em si, sem aparatos de analise e compreensão.

Neste contexto, percebemos uma guerra de gerações, mais velhos versus mais jovens, que de certa forma é peculiar. Os cidadãos mais velhos, que tiveram sua juventude nas décadas de 70 e 80, quando o Brasil e o mundo passavam por transformações políticas e sociais intensas, acusam a geração mais jovem, que hoje tem acesso à informação e aparatos para buscar tal informação em mãos, de uma completa alienação. Acusando a geração mais nova de não se preocupar com os rumos políticos, sociais, culturais, religiosos do mundo.

À primeira vista, essa alienação juvenil parece ser verdadeira e aceita por todos, mas é somente o senso comum de uma geração sobre a outra. Uma pesquisa mais aprofundada na internet nos mostra que não é bem assim que as coisas andam.

Temos sim, uma mudança de paradigmas neste cenário atual, identidades que antes se formavam de maneira mais unificada agora são formadas de maneira mais fragmentada, antigamente você se filiava a um partido político pra mudar os rumos do país, hoje você se filia a uma associação de bairros para mudar os rumos do seu bairro. As lutas de transformações sociais e políticas tomaram outro rumo, partiram de universal, geral pra o particular.

Não há como negar que existem jovens alienados que não conseguem entender conceitos básicos sobre política e a sociedade, jovens que apenas vivem o momento no automático atrás de diversão barata e valores efêmeros, mas também não há como negar a participação de jovens em ONGs, os que ainda persistem no movimento estudantil, preocupam-se com problemas sociais, filiações religiosas, em como transformar o mundo em um lugar melhor.

O que ocorre no cenário atual, é que os jovens velhos de antigamente que queriam mudar o mundo nada mudaram, agora estão no poder e perderam seus ideais, mas continuam olhando para a juventude de hoje com uma visão preconceituosa, acreditando que as coisas ainda são como eles imaginavam, e querem que os jovens hoje tracem suas vidas de acordo com uma utopia ideológica que eles próprios desistiram de seguir em favor de outros interesses.