Faculdade: profissão? Não! Forma pra vida!
Ensino médio, os sonhos começam a borbulhar e falar mais alto. Começamos a ficar mais cautelosos nas escolhas, porém carregamos conosco toda mentalidade de colégio, que aqueles caras ali serão nossos melhores amigos a vida inteira, que independente da faculdade a turma continua sendo a turma, o curioso que todas as turmas tem o mesmo apelido no final: O Terceirão é pra sempre. Na escola nao amamos alguém, estamos sempre afim ou gostando. Se namora, é tudo eterno, mesmo que em faculdades diferentes o destino será o mesmo: casamento, filhos e profissões sempre bem sucedidas.
Eis que um dia o monstro chega, o famigerado vestibular. A partir daí mudanças começam a ocorrer sem perceber. Uma pequena consciência do futuro começa a se despertar. Esta fase talvez seja mais importante da vida, toda escolha, todo caminho traçado refletirá o resto da vida. Afinal você tenta resolver o inatingivel, o futuro.
Ao se entrar na faculdade, o primeiro sentimento: È FESTA! Mas toda festa um dia acaba, e esta não demora. Vem um carrossel feroz chamado MUNDO que se escancara em nossa frente, mostra-nos suas infinitas faces. O futuro escancara-se e mostra que sonhar custa caro, muito caro. Agora podemos assistir aula quando queremos, pode sair da sala quando bem entender, ninguem fiscaliza a cerveja gelada do buteco mais próximo, aí sim bate a saudade de quando queriamos isso e tinhamos alguém pra nos manter na sala de aula. Sabe os amigos do eterno terceirão? Ainda lembramos que eles existem, mas só lembramos. O leque de amizades se abre, o de aproveitadores também. Ao se pensar em casar e coisas do tipo, percebemos que o tempo acâdemico é injusto com o tempo de vida util humana. Formar todo mundo forma, só que esquecemos a pós, o mestrado, o doutorado… Caímos num ciclo de trabalho, estudo e para se pensar em estar estável deixamos isso pra depois dos quarenta. Pessoas vem, amores vão e nos envolvemos. A vida acadêmica forma para a VIDA, e ao perceber isso, cedo ou tarde, voltamos ao estágio 2: A FESTA. Mas a festa da vida, do dia-a-dia, da rotina, porque o futuro se pensar muito não vale a pena e ja estaremos velhos. Viver a juventude, a cerveja gelada no buteco da facul, a pessoa interessante do outro período, as reuniões na casa do simpático da sala, as verdadeiras amizades, as discussões filosoficas e tudo que se possa absorver.
Seu futuro, planeje-0 e sonhe. Não viva por ele!
As palavras de um mestre:
Um menino caminha
E caminhando chega no muro
E ali logo em frente
A esperar pela gente
O futuro está…
E o futuro é uma astronave
Que tentamos pilotar
Não tem tempo, nem piedade
Nem tem hora de chegar
Sem pedir licença
Muda a nossa vida
E depois convida
A rir ou chorar…
Nessa estrada não nos cabe
Conhecer ou ver o que virá
O fim dela ninguém sabe
Bem ao certo onde vai dar
Vamos todos
Numa linda passarela
De uma aquarela
Que um dia enfim
Descolorirá…
Toquinho - Aquarela