O JUMENTO E O URUBU
A cobra escuta com a língua, o caranguejo morde com as unhas... o homem é o único animal racional e alguns ainda não pensam. Tipo: alguns políticos, a maioria dos cidadãos!
Na verdade, nossa pátria amada Brasil não tem cidadãos; temos súditos. Perfeita elucidação fez o Renato Janine Ribeiro – professor titular de ética e filosofia política na universidade de são Paulo -, disse ele que, “cidadão é ser parte ativa da cidade. É quem dá vida a ela. Já o súdito é quem está sob o dito, sub-dictus. Ele ouve, obedece, se cala [...] uma cidade de súditos é uma cidade fraca. Uma cidade de cidadãos é mais forte”.
Então pronto!... a Constituição Federal da República da pátria amada dos filhos desse solo é mãe gentil, deveria ser chamada de constituição dos súditos, não de constituição cidadã!
Agora imagina uma coisa: se a língua dos homens escutasse ou se as unhas dos homens mordessem... o homem que tem vinte unhas!
Até agora o animal que o homem conseguiu mais se assemelhar foi com o jumento. Pois percebe o carro em sua direção, mas não sai da frente...! só provoca acidentes!
Sim...! Com o urubu também. Ambos Se alimentam de carniça: o urubu de carniça de jumento e o homem da carniça humana!