Verdadeira Amizade

Não existe coisa melhor na vida, do que estar do lado que quem a gente gosta. Sorrir se divertir estar disposto a compartilhar momentos de felicidades quaisquer eles que sejam.

Seguindo essa linha de raciocínio chegamos a conclusão, que a melhor pessoa para vivenciar todos esses momentos não poderia ser diferente se não um amigo. Pois bem!

Todo mundo sabe que a palavra amigo provém do latim “amicu” que quer dizer; o que quer bem, favorável, partidário, aliado, afeiçoado que tem amizade.

Falando todos esses adjetivos, qual pessoa que não ficaria feliz em ter alguém assim do seu lado, com todos esses valores agregados?

Mais daí voltamos à realidade deste nosso mundo, e percebemos que nem todos têm esse legado. Na verdade dá para contar nos dedos os bons e velhos amigos. Como dizia um velho amigo meu, melhor, ter um e poder contar com ele do que pensar que todos que estão em sua volta são seus amigos e quando tu precisares deles, ficares na mão.

Essa palavra ES tão preciosa e agrega tantos valores, que às vezes se perde por inteiro, em determinadas pessoas que não a veem quão ES precioso ter e ser amigo de verdade.

Até mesmo Jesus quando veio a este mundo, teve entre os doze apóstolos três amigos íntimos que eram: Pedro, Thiago e João. Isso não quer dizer que os outros apóstolos não fossem amigos de Jesus, apenas que eles tinham uma aproximação maior.

Podemos dizer que eles eram: aliado, afeiçoado que tem amizade, que agregam valores a mais do que os outros, ao se aproximarem de Jesus.

Pois sentimento vem de dentro pra fora, e a forma de demonstrar o que realmente sente, podem aproximar mais as pessoas umas das outras. Talvez fosse isso que fez eles tão íntimos de Jesus.

Mais será que é tão fácil assim ser amigo de alguém?

Não podemos julgar sentimentos alheios, mas temos que saber de fato quem esta a nossa volta. Isso não quer dizer que todos que se aproximam de ti seja uma pessoa má. Mais nem todos que te dão tapinha nas costas, que diz olhando nos seus olhos podem contar comigo, realmente podes contar.

Se fosse assim, Jesus não seria traído por um dos seus Apóstolos, que até hoje seu nome ES motivo de vergonha e traição, recebendo qualquer um que comete uma traição o nome de “Judas”.

Falando dessa maneira pareço pegar pesado, talvez realmente seja essa aqui minha intenção, levar aos queridos leitores à reflexão de uma palavra tão esquecida nos dias atuais.

Se a amizade não fosse tão importante, outras palavras não fariam sentidos. Como ternura, compreensão e talvez a mais importante entre todas o “amor”.

A amizade também ES uma forma de amar, um amor platônico que não inclui sentimentos carnais. Assim como o “amor Eros", amor sexual e, como sabemos, deve existir dentro do casamento.

Assim como o “amor Eros” existe outros tipos de amor, como por exemplo, “amor phileo" significa o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos. Este tipo de amor, que se desenvolve com o tempo, também deve existir no casamento.

Por último, temos o amor "ágape" que é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. Em João 3:16 a Bíblia nos mostra o tão grande amor do nosso Deus quando diz: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho unigênito, para que todos aqueles que nele creem não pereça, mas tenha vida eterna”. Existe amor maior do que este? Encontramos também este amor expresso em I Coríntios 13:4-7.

O amor é sofredor, é benigno, o amor não é invejoso, o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece. Não se porta com indecência, não buscas os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; não folga com injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Um casamento fundamentado no AMOR ÁGAPE pode sobreviver a qualquer tipo de tempestade, desencontros, desavenças. Se alicerçarmos nosso casamento no AMOR ÁGAPE, a palavra de Deus se torna realidade quando Ele diz: "o amor nunca acaba". Certamente este tipo de amor precisa ser aprendido e esta aprendizagem exige muito esforço e conhecimento. Todos precisaram aprender a amar. Mas, para que um casamento seja feliz é necessário existir estes três tipos de amor.

E para que uma amizade seja verdadeira, tem que transmitir nela o verdadeiro amor. Que não agrega apenas um, e sim todos os valores que possam fazer com que o nosso mundo seja melhor de se viver.

Quando encontrarem essas qualidades em uma só pessoa chame-o de amigo (a) e o abrace-o muito, pois nele sim esta a verdadeira amizade.

Sandro Sansão
Enviado por Sandro Sansão em 19/03/2009
Reeditado em 29/04/2012
Código do texto: T1493942