MEDITANDO
MEDITANDO
Hoje acordei com a vontade de me transformar em lírio. Caro leitor, não pense que estou delirando. Na verdade, estou cansado de ver tanta sandice dominando a raça humana.
Vaidades e prepotências. Donos da verdade e salvadores da pátria. Corrupção. Mesmice sem transformação. Todos querendo o “seu”, mesmo que não seja seu.
Se pudesse, me transformaria num dos lírios do campo, daqueles que não fiam nem tecem, mas nem mesmo Salomão, em sua imensa glória, se vestiu com tamanho esplendor. Ah! Se eu tivesse o poder de Deus, sequer teria a pretensão do nosso poeta, Sebastião Pinheiro Chagas, relatada em seu maravilhoso soneto, de desvendar mistérios e conspirações. Concordaria apenas com Vincíus, em sua carta aberta aos escritores mineiros: “ Por que economizais tanto? Para comprar um túmulo?” Se tivesse o poder de, com um simples “abacadabra” fazer mudanças, transformaria toda a raça humana em lírios de campos. Todos seriam felizes e não teriam decepções.
---
Sempre é bom lembrar dos ensinamentos sagrados. Jesus é recebido como rei em Jerusalém. O povo estendendo ramos nas ruas para a sua recepção. Até hoje comemora-se o domingo de ramos. É a esperança que chega para os excluídos, para os marginalizados. É um grito de independência libertando a pátria do domínio estrangeiro. Mas, uma semana depois, este mesmo povo carneiro que o aplaude exige a sua crucificação. Tudo comandado por aqueles que sempre detiveram o poder e que, hoje como ontem, são os mesmos.
É bom que os governantes sejam sábios e lembrem-se desta lição do Evangelho.
¨¨¨¨¨¨
Também é hora de lembrar de Augusto dos Anjos, pois “a mão que afaga, é a mesma que apedreja”.