Tom Jobim se inspirou em São Paulo?

É pau, é pedra, é o fim do caminho,

É um resto de toco, é um povo sozinho,

É garrafa pet, é sacola de supermercado, é o lixo nas ruas e dá-lhe inundações.

Mais uma vez a cidade de São Paulo ( e outras em outros Estados) sofre com a água da chuva inundando ruas e casas, deixando o trânsito ainda mais caótico, pessoas ilhadas e destruindo tudo aquilo que os pobres dizem não possuir antes da chuva, é a forma como a natureza tem de mostrar o quanto o ser humano é descuidado com o meio ambiente.

É a chuva chovendo, é conversa ribeira

Das águas de março, é o inicio da canseira.

O Governo pode ter lá a suas culpas, mas não vai ficar de babá catando todo o lixo que a população despeja em lugares indevidos e aí entra a lei da ação e reação.

O sujeito que culpa os políticos por não fazerem nada contra as enchentes são os mesmos que vivem jogando lixo nas ruas e calçadas, que deixam os seus filhos jogarem pneus, latas, garrafas, e todo tipo de lixo em córregos e rios que cortam a cidade, afinal filho de peixe... .

É o fundo do poço, é o fim do caminho

No rosto o desgosto, é um povo sozinho,

Penso até que Tom Jobim vislumbrou as enchentes ao compor Águas de Março, só pode.

E pensar que estamos numa transição mundial onde a palavra de ordem é cuidar do meio ambiente, utilizar fontes renováveis, reciclagem, empresas limpas, reflorestamento e principalmente o cuidado com as águas, e como incutir na cabeça do povo que é necessário uma reeducação, uma revisão de conceitos...é preciso mais do que apenas ler o Estadão.

É o projeto da casa, é o corpo na cama

É o carro enguiçado, é a lama, é a lama,

Isso é o que mais vemos nos noticiários televisivos, jornalistas explorando a desgraça alheia para segurar a audiência pois, para eles, que se dane o povo o que interessa é o ibope.

Entrevistam pessoas do Governo, secretários, Prefeitos e subprefeitos que falam muito e não dizem nada pois, como todo político que se preze, o que eles mais tem é papas na língua e após a entrevista parece que tudo ficou resolvido...até que caia mais uma chuva.

São as águas de março fechando o verão

É a promessa de vida na tua televisão.

Wilson Silvério

03/09