PIEGAS

Piegas

Vanderli Granatto

Não basta querer; querer pode se tornar simples ou complexo, diante das tantas conseqüências, que um ato pode trazer.

Querer é um desejar, um almejar, mas existem metas na vida, que por força maior, devem ser cumpridas, pois são de responsabilidade e mudar o curso, podem nos custar muito, mais que a satisfação de um desejo.

Quando criam-se laços maiores que o desejar, uma mulher se empenha em conservar e assegurar aos seus uma vida digna, sem tantos embaraços.

A própria vida nos atuais dias traz um encargo de decepções.

A responsabilidade, o apego aos entes queridos, apego às raízes do que tem fundamento, apego à instituição familiar, nos faz calar e disfarçar pensamentos e sensações do próprio eu.

Pode-se dizer que isso é "piegas", mas não se pode abrir mão de vidas que dependem da sua. Onde ficaria a responsabilidade?

Jogar tudo pro alto, sem saber ao certo, a direção a seguir, pode trazer conseqüências , muitas vezes indesejáveis...

O talvez é indecisão e viver indecisa na vida, não traz satisfação.

Não dá para mudar situações instantaneamente, por isso seguimos pelo mundo consertando e procurando conservar da melhor maneira, o que já foi conquistado.

Se tivessemos no passado mais abertura para explorarmos intensamente a vida, se tivessemos melhores maiores esclarecimentos,

talvez hoje tivessemos melhores relacionamentos.

Preservar o que se tem, procurar melhorias no próprio contexto é plausível e todos deveriam tentar, para pelo menos, perserverar num caminho aberto.

A luta pela autonomia, mesmo vivendo a dois, acho o grande passo da mulher.

O mundo ainda é machista, mas se conseguirmos uma ponderação no relacionamento, tudo poderá mudar e não haverá tantos e tantos divórcios, deixando descendentes a vivenciar situações desconfortáveis.

Acho que ponderação é a palavra certa.

A humilhação da dependência da mulher, o desgastante trabalho doméstico, a desvalorização, a desqualificação levaram as mulher a reagir pela liberdade de ações.

Sabemos que a mulher acumula funções, mas tem garantia de certa autonomia e valorização pelo que faz.

Estamos caminhando para a igualdade, por mais que se fale que já ganharam, digo com certeza que nem todas se libertaram das raízes, plantadas em suas mentes.

Todas temos ilusões, quereres, mas também devemos estar convictas, de que a paz encontramos dentro de nós e nem sempre o que desejamos, está ao nosso dispor, ao nosso alcance. Há de se ter o mínimo de sabedoria para contornar situações que surgem, também devemos saber acatar quando impossível algo, nem tudo que queremos está ao nosso dispor a todo momento, há de se ter limites e empregá-lo na hora certa.

Creio que várias gerações de mulheres foram criadas oprimidas, dentro dos padrões que achavam certos para a época, do passado século; mas podemos já perceber nesse início de novo século, que as coisas também não andam tão bem.

Liberdade em demasia e irresponsabilidade reinando na sociedade, estamos assistindo, boquiabertos.

Sim, em tempos passados a mulher era bloqueada no seu querer, nada era permitido; mulher era para se casar e se dedicar ao lar.

Dona de casa, doméstica, do lar, quantos adjetivos para a tão realmente " escrava do lar".

Se libertar, se liberar agora é dificil, acho que pelo menos as mulheres que estão entrando na fase dos "jovens há mais tempo", por mais que digam que muitas se liberaram, creio que apenas algumas mais ousadas no tempo.

Piegas ou não, a mulher não se libera e liberta facilmente, o que ela atualmente faz é acúmulo de funções, pois saiu de casa, foi trabalhar, mas não ganhou total autonomia, quem realmente ganhou com isso foram os homens que recebem uma ajuda a mais nos ajustes de contas da casa, e diante do quadro de um sistema falido, não dá para ficar sem uma ajuda concreta a mais na casa. Toda ajuda monetária dos familiares é útil e necessária.

O mundo evoluiu, todos querem acompanhar, pelo menos tentar acompanhar o rítmo da evolução da vida e com isso, mulher ficando em casa, seria para a família uma espera maior, para garantia de uma vida mais confortável. Para ajustar e adequar a família ao tempo é que a levou também a procurar meios lícitos de uma progressão de vida acentuada.

Muitas não estão preparadas para sair de situações, nas quais estão embuídas, preferem o lar acolhedor e a seu modo certinho, do que querer avançar e ou tomar outro rumo na vida.

Acho mesmo que cada qual nesse ponto é livre para decidir o que seja melhor para si e se isso for piegas, dane-se, o que vale é a consciência tranqüila e a busca de se melhorar como pessoa .

Talvez também o senso de responsabilidade seja tão forte que preferem ser "piegas", do que deixarem seres ao desalento.

Querer não é tão somente poder. Querer é desejar satisfação no que vai pelo coração. Querer é amar seu semelhante e relevar muitas coisas em causa maior.

Desejar diria que é um querer forte, aguçado. Creio que amor existe e que para tudo temos explicações plausíveis de discussões.

Situações adversas e diversas acontecem a cada momento e nada melhor do que estar de bem com o seu mundo interior.

Sofrer, ter alguma privação, quem nunca sofreu ou teve?

Se soubermos nos conduzir bem dentro de uma situação, seja ela, qual for, então temos certeza que estamos no caminho certo para prosseguirmos a jornada.

Sofrer, todos sofrem; querer todos querem, o desejar está inserido em todas pessoas; acho que é inerente, o que temos de fazer é pensar, repensar e direcionar e ou redirecionar o desejo para algo bom e saudável, que nos conduzirá ao caminho do bem.

Se piegas ou não, cada qual tem o direito de viver sua vida de acordo com o que quer e o que acha que deve.

Imposições não se deve fazer, ninguém tem o direito de interferir em decisões que só cabem a quem de direito.

Se piegas ou não, cada qual é responsável pelo seu viver, de acordo ou não com padrões estipulados por uma sociedade, manejada por mentes e mentes.

Quem define o que quer e ou o que gosta, já deve se sentir vitoriosa diante dos tantos desagravos e desajustes , neste universo de idéias e ideais.

Quem se define é porque pensa, se pensa é sinal que tem inteligência capaz de suportar os erros e acertos das suas idéias e ideais de vida.

Piegas, quanto contornei situações! Feito tartaruga...aprendo.......

Sorrisos....

Vanderli

21/07/2008