Galinha, Galo e Pato
Uma família descendente de alemães, morava como caseira em um sítio de Santa Leopoldina ES. Pai, mãe e um casal de filhos.
Como em todo sítio, este também tinha aqules animais que se destacavam de toda a criação. A GALINHA CARIJÓ, grande e gorda de encher os olhos, o GALO que todos os dias bem cedinho acordava a casa inteira e por último, porém, não menos gracioso, o PATO.
O Dono foi passar as férias com sua família em seu sítio.
Depois de algum tempo observando o mesmo, percebeu que os seus animais mais vistosos não estavam presente, então perguntou ao seu caseiro:
___ Senhor José, por onde anda A galinha carijó?
___ Ah,senhorrr!!(com aquele sotaque) A galinha botou uns ovos, só que não conheceguiu choca-los. Passando-se os dias notamos que ela estava muito cabisbaicha e que não saia do galinheiro. Numa manhã eu fui soltar os bichos e ela estava lá, caida no chão, a coitada não aguentou e morreu.
___ Ah, sim! E o que vocês fizeram com ela?
___ Nós preparamos ela direitinho e "nheck nheck", comemos.
___ E O galo cadê?
___ O senhor nem acredita. A carijó era a galinha preferida dele. Como ela não resistui e morreu, ele ficou deprimido. Subiu em cima do telhado, cantou tão bonito. Depois eu só ouvi um barulho, quando cheguei para ver o que era, O galo tinha se suicidado.
___ Hum...! E o que vocês fizeram?
___ Nó fizemos com ele o que fizemos com a galinha.
___ Mas eu também não vejo O pato. Não vai me dizer que ele também morreu?!
___ Como o senhor adivinhou?
___ E como ele morreu?
___ Estavam todos os patos no poço, então ele também veio banhar-se, só que, não consegui boiar direitinho e se afogou!
___ Já sei, vocês comeram ele?
___ Sim senhor!
* O poço depois desse episódio, começou a ser chamado de Poço Maldito.
** O poço tinha 30cm de profundidade!