BUROCRACIA OU BURROCRACIA
 
 
         Vou falar só pouquinho, tipo registro de ocorrência.
Depois de agendar dia e hora na Receita Federal, compareci hoje naquele prédio lindo e imenso que era Ministério do Trabalho e hoje, virou uns guichês fechados com uma placa eletrônica anunciando o número e a mesa a que comparecer segundo foi agendado na Internet.
         A maioria que ali comparece não sabe acessar Internet e já recebeu o comunicado via correio. Por que pelo Correio mesmo não vem logo toda a explicação especificando tudo?
Depois de muito tempo, neuroticamente de olhos pregados na placa, chegou a minha vez.
Atendimento péssimo. O homem atende plugado no computador. Ele homem, não é homem, é apenas um botão da “máquina burocrática” montada. Lê o computador pelo número do CPF e responde que não tem nada a fazer, que não sabe por que fui lá.
Se lá tivesse escrito SIM, ele responderia apenas “SIM”
Se, ao contrário, fosse “NADA CONSTA” ele diria “NÂO”. Poucos segundos. E não adianta perguntar esclarecimentos, ou o quê, ou aonde, nada ELE só diz sim ou não.  Qualquer outra resposta ou diálogo ele reduz para voltar á Internet. E já chama outro infeliz que está lá fora esperando há horas.
         Não entrega um certificado da presença cumprida de hora e dia exigida, nada e só.
         Ou seja, totalmente desnecessário aquele “serviço” = desserviço, ocupando aquele imenso prédio para nada.
         Faz lembrar “A CAVERNA” do Saramago.
Ali dentro tem milhares de funcionários, outro tanto de guardas, e outro tanto de pessoas que vão atender a uma solicitação inexplicada e ali perdem seu dia de trabalho, ou sua saúde ou seu humor.
         Uma farsa.