Pensar é um ato reflexivo.

Pensar é um ato reflexivo. Refletimos quando lançamos um pensamento, uma pergunta ao nosso interior e aguardamos as respostas. Muitas vezes mesmo sem perceber fazemos isso, mas na maioria das vezes seguimos um processo errado ao colhermos as respostas, visto que muitas são viciosas e nada nos acrescentam verdadeiramente.

É imperioso sabermos que as respostas que nos causam prazer são respostas do ego, que já estão em nossos arquivos mentais, prontas para serem usadas. Em geral somos preconceituosos em nossos sentimentos, por que nos acostumamos a sentir, pensar e agir sempre da mesma forma, sem refletir verdadeiramente sobre a questão.

Pessoas que falam com rapidez em geral estão falando daquilo que já sabem, portanto é preciso de tempo para aprender a trazer da alma a explicação necessária para o entendimento do problema que vivenciamos no momento. Muitas vezes as respostas vêm aos poucos, na medida em que evoluímos em nossa compreensão. É preciso calma.

Pessoas que falam sem parar têm dificuldade de aceitar novas idéias, pois estão conectadas no seu próprio ego e fechadas para o mundo externo. É preciso saber ouvir, dar o tempo necessário para o interlocutor expor as suas idéias, pois responder sobre o que se pensa que se sabe é presunção e leva a caminhos enganosos de preconceito e erro.