Eurípedes( Incompleta)

O homem barbudo com um lápis na mão e algumas folhas de papel. isolado em uma caverna é o tema desta nova crônica.

Eurípedes, o grande dramaturgo, o qual Aristóteles cognominou como " o mais trágico dos poetas", nasceu em Salamina em 480 a.C e morreu em 406 a.C. e morreu em 406 a.C.

Não se sabe muito sobre a vida de Eurípedes, sabe-se que ele adquiriu uma excelente educação musical e artística, que foi sacerdote e há um mito espalhado que era pouco sociável e que era misógino( não gostava de mulheres)a, mas tudo isso não passa de chacotas de Aristófanes que atirava suas ironias em todo mundo.

Chegaram graças aos arqueologistas, 18 peças das 95 peças que Eurípedes escreveu. Dessas se destacam: Hipólito, As Troianas, Medéia, Alceste, As Bacantes, Hécuba e um drama satírico: Ciclope.

Começamos com a primeira peça, Hipólito, ela foi escrita em 431 a.C, o que sabemos sobre a peça é que foi considerada imoral pelos gregos, pois Fedra se declara para o próprio Hipólito, esta peça se perdeu e a que chegou até nós é uma versão escrita em 428 a.C e que recebeu o primeiro lugar. Nesta versão, Fedra revela o seu amor por Hipólito a Ama que promete não contar a ele, mas acaba revelando o segredo a Hipólito, ele maldiz as mulheres e Fedra ao se ver recusada, pega uma corda e se mata deixando uma carta para seu marido, Teseu. Teseu chega a vê a carta que incrimina Hipólito de sedução. Teseu fica revoltado e resolve expulsar o filho, não sem antes, invocar uma maldição ao deus Poseidom, seu pai. Hipólito sai de casa e no caminho é atacado por um touro selvagem que sai do mar. Não resta mais do que alguns segundos de vida para Hipólito, quando a deus Artémis aparece a Hipólito e diz que ali está o seu amável caçador, Artémis diz palavras doces a ele e Hipólito pergunta se ela não sente a sua morte, ela responde sim, porém diz que é proibido aos deuses chorar por um mortal. A peça termina com Hipólito morto e Teseu lamentando a morte de seu filho, o coro faz o papel de conselheiro e juiz no final sobre os acontecimentos.

As Troianas é uma peça que retrata o lado vencido da guerra de Tróia, na minha opinião é a mais apagada das peças de Eurípedes.

Medéia é a obra prima, a jóia rara do teatro grego antigo, a peça é repleta de tanta verdade, tanta genialidade e tamanha força dramática porque merece figurar entre as obras primas de Eurípedes e do teatro.

Alceste prima pelo sacrifício que a protagonista da peça, Alceste, faz pelo seu marido, a devotada Alceste entrega a sua vida no lugar de seu marido. Na peça vemos Apolo, ele está servindo Admeto por ter cometido uma falta e ele conversa com a Morte que revela o destino fatídico de Alceste. Nada mais resta a Alceste, se não se despedir dos seus filhos e então ela morre, não sem antes fazer Admeto jurar que jamais se deitará com outra mulher depois que ela se for. Neste ínterim, o grande Hércules, que está executando um dos seus 12 trabalhos, aparece na casa de Admeto. Nas leis antigas, toda vez que um estrangeiro chegava, ele deveria ser hospedado e tratado bem. Admeto não consegue disfarçar sua tristeza, porém ele acolhe Hércules e apenas diz que um conhecido seu morreu, o grande Hércules, que é a representação do herói brusco e indelicado, come, bebe e comemora, um servo vendo isto, o repreende e Hércules não entende, o servo diz que Alceste, a dona da casa está morta. Hércules aop saber disto promete trazer Alceste do Hades viva, o que ele faz para a alegria de Admeto. Eurípedes além de ter uma visão mitológica de cada história, insufla nas peças um caráter psicológico em cada personagem.

Heinrich Hoft
Enviado por Heinrich Hoft em 15/03/2009
Código do texto: T1487851
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.