Rascunho de formatura

No plano das hierarquias quando são singulares os nomes dos pontos cardeais havia o bedel Abelardo Chefe de Disciplina Subalterna da Secretaria e a crestomatia, sujeito entusiasta da mocidade estudiosa. Talvez fosse a beca alugada cara demais para deslizes finais. Seria orador e haveria um comportamento de filme, emburrado graças ao fim, enquanto todos estavam emocionados catando frases de efeito: “davam ao antelóquio o terno preto do epílogo, pois deviam prosseguir sempre”. Ó teatro da razão dos bacharéis! Nas palavras que achava alongadas tendo como medida o passar dos anos.

Um tema central urgia. Havia confusão por sobre a explosiva massificação da máquina que antes se dirigia ao público da ciência, agora era ofertada em todas as boas casas do ramo. Isto, para mostrar que a imprensa deixava de ser o poderoso meio inventado para divulgação do pensamento. Seria o bacharel sineiro da aldeia, mas isso eram histórias e compridas. O corpo discente como produto tecnológico, vírgula e fecharia o caso sobre experiência e experimentação. Nas palavras que, no estilo, se dirigiam as figuras de galardão, aquelas que doaram precioso tempo para dizer ao mundo novo valores aos futuros donos do mundo, se entranhavam nele. Para refletir lutar contra a fonte da ação desvairada de cada instante feito de carne e osso. Ser piedoso. Para nutrir a dor de remédio e a fome de alimento. Alimento produzido pela inteligência humana para grande louvação.

“Neste momento, estimados amigos de leituras e palavras, igualmente quer dizer qualquer brinquedo fora de ordem produzindo desejo de linha do horizonte com pautas e andorinhas. A cara de bonachão deste, a ironia sentimental daquela. O lutador aplicado quando as notas não conferem. A prova como inferno. Tudo acabado. Estava livre.” Parte do massacre em que devia ser erigido em cada um o pretenso perito havia terminado. Ser aluno ocupava a alma com a sensação pura e viva. Antes ouvir do que ser ouvido e o ponto abreviativo dos sinais, da voz, eternizados, bajulando efêmeros sentidos do conjunto, a realizar grandes momentos, lembravam um sinal didático soletrando labialmente: aluna. A lua. O olhar perdido na janela cuja direção era a rua toda banhada de sinais de vida por sobre o tempo. Esplendidamente imóvel.