A CRÍTICA !!!

 

    Uma de minhas queridas amigas do não menos querido Recanto das Letras acaba de me mandar um longo email, tecendo sérias críticas a várias crônicas que publiquei e em particular a duas delas : “BOLSA DE MULHER” e “QUANDO AS MULHERES REALMENTE FICAM FEIAS!”.

    Minha amiga diz que nas entrelinhas do que escrevo sempre consigo destilar uma grande e perigosa dose de machismo e que em várias situações  , com enorme habilidade, consigo desmerecer e humilhar a grandeza e a nobreza da mulher.

    Minha perplexidade foi tão grande quando abri o email que tomei a decisão de comentá-lo publicamente na única intenção de me retratar, dar maiores explicações ou mesmo contestar as acusações de que fui vítima.

     Em primeiro lugar, após tomar um copo d'água gelada para me refazer do espanto, tentei interpretar o que minha amiga quis dizer com machismo. Para ser bem sincero, até hoje eu não consegui entender bem o que é ou significa machismo. Seria o oposto de feminismo ?

     Sou desses, e podem acreditar que estou sendo o mais sincero possível, que enxerga com toda clareza que não existem diferenças entre mulher e homem que não sejam as diferenças físicas .

     Não vejo superioridade em nenhum dos sexos e isso fica muito claro no momento em que acredito que Deus, nosso Pai Maior criou o homem e a mulher e Ele, na Sua suprema e divina sabedoria, é claro, não iria criar um ser superior ao outro.

    Vejo homem e mulher com características diferentes mas próprias, não significando de nenhuma forma que homem é superior a mulher ou vice versa. 

      Consigo ver, também com absoluta clareza que nos dias de hoje a mulher alcançou postos de destaque em diversos segmentos (aliás, com toda justiça) e essa história, ou melhor, lenda de que elas são sexo frágil não deixa de ser uma enorme tolice.

     É claro que os costumes e os conceitos evoluíram ! É claro que as mulheres hoje estão muito mais valorizadas (e por mérito próprio) , assim como vejo também com toda clareza que homem e mulher devem caminhar lado a lado, juntos, conquistar juntos e jamais competirem entre si.

     O que de fato faço nas minhas crônicas é uma brincadeira, digamos que até seja um afago com o universo feminino. Não vou negar que certas coisas que existem nesse chamado universo são para mim incompreensíveis e creio que o mesmo pensamento exista entre as mulheres com relação aos homens.

     Entretanto nunca disse , e estaria alucinadamente louco e desvairado se afirmasse que o universo feminino é tolo ou recheado de tolices.

     O que me surpreendeu no comentário da minha amiga querida é que ela conseguiu enxergar uma intenção controversa nas minhas entrelinhas. E isso é surpreendente pois eu sempre procurei escrever de forma muito simples, bem direta e sem rodeios, assim como nunca tive a intenção e espero jamais ter, de ofender mulher alguma.

    Gostaria de repetir para minha amiga, assim como também para meus queridos e pacientes leitores e leitoras que os dois textos citados não tem nenhum caráter ofensivo. São frutos do meu bom humor, tem muito de brincadeira e irreverência, mas jamais eu acrescentaria nenhum tempero de ironia, hipocrisia, desprezo ou menosprezo com relação as mulheres.

     Aliás, volto a dizer, não me considero em condições de enaltecer a mulher como ela merece , primeiro porque não tenho o talento necessário para discorrer sobre a pureza e grandeza da alma feminina e segundo porque, para escrever com o coração para homenagear com toda a justiça o quanto nós homens dependemos da habilidade e da ternura da mulher, eu precisaria de ser muito mais que um escritor ou poeta e olha que não sou nenhum dos dois !

    Amiga querida, peço que me perdoe ! Continue lendo meus textos, mas olhando só o lado agradável , as mensagens positivas enfim, um pouco do meu bom humor que pode acreditar, não é frequente e nem constante.

     Não veja no que escrevo qualquer sintoma ou vestígio de menosprezo pelas mulheres , pelas manias e hábitos femininos. Saiba que quero muito bem não só a você , mas a todas as mulheres de um modo geral.

     E fica aqui aquela pergunta : O que seria de nós, pobres homens, se não fossem as mulheres ?


 

                  ****************

 

       .....não sou contra nenhum tipo de crítica, nem mesmo contra as chamadas ofensivas. O importante é ter a oportunidade de esclarecer, justificar, ou mesmo me desculpar por bobagens, tolices ou incoerências escritas sem nenhuma reflexão.....




(.....imagem google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 12/03/2009
Reeditado em 08/02/2013
Código do texto: T1483032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.