ASSIM DIZ A SABEDORIA POPULAR


               Se em terra de cego quem tem um olho é rei, melhor ficar de boca calada para não entrar moscas, pois quem muita fala, muito erra e se a palavra é de prata o silêncio é de ouro, mas se estivermos em terra de sapos, de cócoras com eles, pois é melhor um covarde vivo que um herói morto(???). 

               Ciente que não há um mal que não traga um bem, vou tentar olhar o lado bom da história procurando uma árvore que me dê sombra, afinal, a fruta proibida é a mais apetecida e se água corrente não mata a gente, as passadas não movem moinhos.

               Lembrando que boa romaria faz, quem em casa fica em paz não vou cutucar o cão com vara curta, afinal cautela e caldo de galinha nunca fez mal a ninguém e contra fatos não há argumentos (?). Mesmo sabendo que devagar se vai ao longe e quem tem boca vai à Roma, contudo, dinheiro não traz felicidade, portanto, vou dar a César o que é de César e a Deus o que é de Deus, pois de boas intenções o inferno está cheio e já que depois da tempestade vem a bonança, Deus me dê paciência e um pano para embrulhar.

               Aprendi que em rio de piranha jacaré nada de costas e se fica parado vira bolsa, isso lembra que todo homem tem seu preço, mas, continuo acreditando que a instrução é a luz do espírito, portanto, se as aparências enganam, é na água silenciosa que mora o maior perigo e apesar de pelos santos beijarmos o altar há por ai muito santo de pau oco.

               É bom desconfiar de homem que não fala e de cachorro que não ladra, pois, existem pessoas que nascem sorrindo, vivem fingindo e morrem mentindo, entretanto não há mal que sempre dure, nem bem que sempre ature, assim não devemos cortar a pata do burro por um único coice, entretanto é bom não jogar pérolas aos porcos ou colocar o carro na frente dos bois, pois nem tanto ao mar, nem tanto a terra, afinal é no meio que está a virtude.

               O pior cego é aquele que não quer ver que não há rosa sem espinhos e onde canta o galo não canta a galinha. Se o que os olhos não vêem, o coração não sente, também é verdade que, quase sempre, onde há fumaça, há fogo e o corno é sempre o último a saber.

               Quem avisa amigo é: quem diz o que quer ouve o que não quer; quem tudo quer tudo perde! Mesmo sabendo que santo de casa não obra milagres não esqueça que a voz do povo é a voz de Deus e desgraça nunca vem só, portanto, perdido por um, perdido por mil e já que vaso ruim não quebra e roupa suja se lava em casa, quem pariu Mateus que o balance. 

               Se conselho fosse bom era vendido, portanto, cada cabeça uma sentença e vamos em frente que atrás vem gente , e enquanto a caravana passa os cães ladram, mas cachorra que ladra não morde, por isso, quem não tem cão caça com gato, que, se escladado tem medo de água fria.

               E vamos sorrir que tristeza não paga dívida!!!!!








Ângela M Rodrigues O P Gurgel
Enviado por Ângela M Rodrigues O P Gurgel em 12/03/2009
Reeditado em 13/03/2009
Código do texto: T1482415
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.