Como dois mais dois. (Maria Mal-Amada)

Crônica extraída do livro Maria Mal-Amada

de Lorena de Macedo

Certa vez ouvi dizer que o Mundo é pequeno e redondo. Alguns minutos se passaram até que eu deixasse de achar a frase estúpida e passasse a concordar inteiramente com a afirmação. É pequeno como o quintal da minha casa e tão redondo quanto uma circunferência de riscos perfeitos.

Você se lembra dos compassos que éramos obrigados a comprar para traçar figuras geométricas na época da escola? Nunca tive um compasso que durasse mais de dois dias. Nunca tive medo das voltas que a vida dá. E a vida dá voltas? Ou será que é o Mundo que gira?

Que o Mundo gira, todo mundo sabe. É fato comprovado pela ciência. Nada a declarar sobre isso. Quanto às voltas da vida, a quem diga que isso não existe. Você pode até me oferecer aquela risadinha cínica e discordar do meu ponto de vista, mas lá no fundo, lá naquele lugarzinho só seu, existe uma pontinha de precaução.

A vida dá voltas minha amiga. Pode apostar sua vida nisso. Só não aposte seu dinheiro, porque você vai perder. Vai perder feio e passar a maior vergonha que esse seu nariz empinadinho já cheirou.

Se sei do que estou falando? É claro que sim, e para aqueles que ainda não passaram por uma dessas voltinhas, existe sempre um bom exemplo na família de todo mundo. Não é ponto de vista, é verdade universal. Um toma lá da cá de primeira linha. E todas aquelas velhas frases que a minha mãe dizia quando queria me botar culpa finalmente fazem sentido.

Tão certo como dois mais dois são quatro, dizia ela em tom sombrio. Eu fingia não me importar, mas lá no fundo do meu estômago fraco uma pontinha de precaução quase sempre me fazia voltar atrás. Enquanto a dona da verdade me enche de frases feitas, eu luto contra um antigo bloqueio cerebral para admitir que matemática tem sua lógica.

E aí, já está preparada para admitir que aquele tapa na cara foi de verdade? Você não vomita tudo que come, mas põe pra fora, de algum jeito. Então, tudo que entra, um dia sai. Tudo que aqui se faz aqui se paga. Tem qualquer coisa de religião nessa frase que não me cheira muito bem.

Pequeno como a pseudo-varanda dos apertamentos de hoje em dia é o Mundo que me enlouquece. Já ouviu a teoria dos seis graus de separação? Será mesmo que apenas seis pessoas me separam de alguém como Dalai Lama? Tomara... Dalai Lama deve ter algum pensamento filosófico evoluidíssimo que certamente me faria botar fogo nesse texto idiota e nunca mais pensar que sou capaz de opinar sobre qualquer coisa. Vamos deixar isso quieto.

Não seja estúpida. Você não vai se ver livre de todos os seus karmas só porque resolveu bancar a santa. O que está feito está feito. O jeito é passar um lustra-móveis nessa cara-de-pau e seguir em frente.

Só me faz um favor, não diga que quer dar uma virada de 360 graus, porque você vai andar, andar e parar exatamente no mesmo lugar. Pode dizer que a guinada é de 180 e eu te garanto que vai ser muito melhor.

A vida é pura matemática e eu morro de medo disso.

Maria

Lorena de Macedo
Enviado por Lorena de Macedo em 11/03/2009
Reeditado em 26/03/2009
Código do texto: T1481237
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.