O Labor das Formigas

O Labor das Formigas

Quando eu era ainda uma criança, a minha brincadeira predileta era observar as formigas trabalharem.

No rodapé da parede da casa em que eu morava havia um pequeno buraco, e, por ele saiam pequeninas formigas que ficavam a caminhar pelo chão em busca de algum alimento que elas pudessem levar para a morada, a fim de alimentar a si e aos filhotes. Na minha brincadeira de criança, eu abatia um mosquito e botava-o nas proximidades daquele pequeno orifício e ficava a observar, logo uma daquelas formiguinhas que por ali estava, aproximava-se do mosquito abatido e tentava puxá-lo para dentro da morada, mas o mosquito era bem mais pesado do que ela e logo ela abandonava-o ali e adentrava à morada, eu ficava ali na expectativa de saber o que ocorreria, decorridos poucos segundo, muitas formiguinhas saiam daquele pequeno orifício ao pé da parede e dirigiam-se diretamente para o lugar onde foi abandonado aquele mosquito, logo aquele batalhão de formiguinhas agarravam o mosquito e o transportavam para a morada.

Isso me lembra um grande provérbio: "a união faz a força".

Ainda hoje quando já se passaram mais de 60 anos, eu ainda me pego a observar o trabalho desses pequeninos animais.

Por: Raimundo Chaves - 10 de março de 2009

reychaves
Enviado por reychaves em 10/03/2009
Reeditado em 10/03/2009
Código do texto: T1479299
Classificação de conteúdo: seguro