A MULHER PERCORRE SEU CAMINHO
 
                
         As mulheres fazem malabarismos para percorrer seu caminho. Cada uma constrói o seu. Ou percorre um caminho não traçado por ela, mas continua caminhando e avançando. Evoluindo.                                               
     As mulheres avançaram muito assim que puderam evitar a gravidez com consciência feita.                                                                      
      Eu fiz engenharia civil só porque era boa em matemática; mas sem nenhuma orientação, só cabeça própria. Na minha turma de duzentos alunos só havia quatro mulheres.                Trabalhei com muita disposição e alegria. Parei quando tive meus filhos e cuidei deles, por amor e responsabilidade. Depois de grandes, voltei à profissão.

         As faculdades atuais têm mais mulheres que homens.                    Muitas mudanças ocorreram. Não foi só a DITADURA MILITAR e a CAMISINHA.     A mulher continuou mudando, estudando mais, agindo com mais discernimento e liberdade de deliberação. Foi se aperfeiçoando.                        O homem, de modo geral, com poucas exceções, não mudou muito. Não acompanhou as mudanças. Sempre exerceu o poder masculino que recebera de pequeno, não quis perder este posto.          Basicamente o homem continua a ver a mulher como “companheira dele” e responsável pela infraestrutura do lar que constrói com a companheira. Com o passar do tempo, ela companheira, quase não tem rosto específico, tem mais é posição e deveres domésticos e representa segurança familiar, o padrão. Em geral ele não se dá conta disso.      Essa é a companheira.                                                                               Mas a mulher mesmo para ele, ainda é a sua maior fonte de prazer: ele vê a beleza dela e se deslumbra em seguida com o sexo que é o seu objetivo principal. Sem ele não pode passar. É em suma sua razão de viver.
         Na verdade é para ambos. Mas com considerações diferentes. Para ela o sexo passa pelo amor. Para o homem não, é só testosterona mesmo e machismo. Necessidade.      Há homens com inteligência mais sensível que notaram as mudanças, e neste caso conseguiram mais sucesso, começando a conhecer mesmo a mulher, a respeitá-la por tal e amá-la mais, vindo a conhecer uma forma mais feliz e realizadora de viver, passou a ser mais amigo e companheiro dela.
         Este caminho de cada um é que ainda é feito com muitos obstáculos.
         Assim que houver respeito, admiração junto com amor recíproco a vida e os caminhos serão melhores, prazerosos e felizes.

         Há um longo caminho pela frente.