DIA DAS MULHERES, FAÇO UMA REFLEXÃO!

 

E neste dia das mulheres, meu pensamento se direciona ás dificuldades que nós homens temos com elas!

Assim, penso na necessidade urgente, de nós homens abrirmos mais os nossos corações e fazermos uma procura sincera, intima até, por novos caminhos que nos levem á paz!

Verdade seja dita; nunca viveremos uma paz duradoura enquanto não nos conhecermos profundamente e plenamente conciêntes de nós mesmos, darmos espaço para o outro!

E as mulheres não são propriamente o outro!

Elas são as nossas mães, nossas irmãs, nossas filhas, nossas esposas, companheiras...

As mulheres na verdade são uma outra face da nossa própria vida!

E como nós homens temos dificuldades em encarar esta nossa face!

As mulheres naturalmente encarnam em si mesmas tantas sutilesas que só um olhar mais atento pode perceber.

E em suas mãos repousam tantas possibilidades de vida, que nós homens nos assustamos a cada novo contato com esta realidade.

Mulheres são muito mais do que parecem representar nos tempos que correm...

Se antes, devido ao modelo patriarcal que definia o modelo de sociedade, eram reprimidas e tinham a sua atuação na sociedade podada, agora graças ao próprio esforço de cada uma delas e de conjuntos organizados por elas, as coisas tem mudado.

A tão propalada igualdade entre homens e mulheres ainda carece de uma definição maior e melhor mas não dá para negar alguns avanços!

Seja por qual ângulo que se observe a questão, ainda serão encontradas lacunas, brechas, que necessitam de um melhor ordenamento.

Mas é inegável o avanço das mulheres em diversos campos da sociedade, onde tem com brilhantismo ocupado espaços anteriormente reservados ao homem.

E penso que o espirito feminino nas mulheres, lhes conferem uma garra e uma determinação invejável.

Neste ponto vejo um dos pontos de discordância entre os sexos.

Penso que os homens em sua maioria não conseguiram acompanhar estas mudanças de posição feminina e assim correm com certa desvantagem, mais por sua própria inadequação do que por outros fatores.

Pois eu acredito que podemos sempre vencer as dificuldades que possam aparecer em nosso caminho.

Mas ainda assim, até aqui fiz comentários apenas de um apecto dentre os tantos relacionados ás mulheres, ou seja, a sua mudança na participação dentro da sociedade...

Fica entre linhas, as consequências dessa nova postura dentro dos núcleos familiares, onde em sua maioria as mulheres vem desempenhando o papel de chefe de familia, de elemento regulador nas tensões familiares.

A mulher assim, provedora, mãe, esposa, companheira e muitas vezes até sozinhas abarcam em si mesmas, novas competências...

E esta nova mulher se distância ainda mais daquela visão que sempre tivemos delas...

É aqui que começa o distãnciamento entre homens e mulheres!

É neste ponto que casais mais antenados com as mudanças dentro da sociedade e profundamente identificados um com o outro, procurando um entendimento mútuo, estão criando um novo modelo de convivência entre os sexos e assim trazendo um novo alento de futuro para todos...

Existem ainda casos particulares que não abordarei aqui!

Acredito ser este ponto de meu pensamento ideal para comentar o que mais me chama a atenção em se falar das mulheres e dos relacionamentos entre os sexos...

Aparte os apectos sociais em que estão inseridas e onde atuam as mulheres, elas são no fundo mulheres!

São criaturas extremamente argutas, dedicadas, competentes e acima de tudo maravilhosas!

Temos assim de encontrarmos um espaço dentro de suas mentes, para entendermos o seu pensamento!

Temos que encontrarmos um tempo para desfrutarmos as maravilhas de seus sentimentos, que elas demonstram de forma diferente dos homens...

Temos que perder o medo de as encarrarmos nos olhos, pois o seu olhar certamente nos mostrará uma nova maneira de ver a nossa própria vida!

E sem querermos dominá-las nem de impor-lhes a nossa vontade, inclusive sexualmente, estaremos dando passos enormes e importantes em nossa relação.

Com esta nova maneira de vê-las, quantas surpresas não se mostrarão ao nosso olhar:

As nossas mães, sob o prisma desse novo olhar, ganharão uma dimensão bem maior, da mesma forma nossas irmãs, nossas filhas, nossas esposas, nossas companheiras...

Não entenderemos tão facilmente o universo feminino é verdade, mas como disse o cantor Chico Cesar em uma de suas músicas: " Eu sei como machucar o coração de uma mulher... " "Eu já fui mulher"...

Parafraseando eu digo: Eu sei como agradar o coração de uma mulher... Eu já fui mulher!

E não deve ser preciso ser poeta ou escritor para entender isso!



Edvaldo Rosa

www.sacpaixao.net

07/03/2009