Uma mulher de fibra

Neste dia quero fazer uma homenagem para minha mãe, particularmente acho que todos os que escrevem, um certo dia fizeram ou farão algum texto referente a sua.

Estendo esta homenagem a todas as mulheres e de um modo muito especial a vocês que dão o tempero necessário para o crescimento e o sabor do Recanto.

É um pequeno resumo da vida de minha mãe, neste mês em que fazem 5 anos de sua morte após ter passado por 2 AVCs aos 84 anos de idade.

Nasceu no Rio Grande do Sul em 1920, casou-se aos 21 anos, até então sua vida tinha sido a normal para uma família de descendentes italianos, com vários irmãos, todos morando juntos com os pais. A partir do casamento, com um homem 3 anos mais novo, em plena segunda guerra mundial, começou sua história de guerreira, depois de ter um filho e já esperando outro, seu marido foi chamado para o serviço militar, naquela época em plena guerra ninguém era dispensado.

Durante um ano pouco se viram, seu serviço era prestado bastante longe de onde ela vivia, só não foi para a frente de batalha porque já havia sinais de que a guerra estava prestes a terminar, muito embora seu nome constasse nas listas de embarque.

Saíram do Rio Grande, viveram alguns anos em Santa Catarina, no sul e depois disso foram para o oeste, e finalmente vieram morar aqui no Paraná. Naquela época as estradas eram pouco mais que carreiros e o tempo chuvoso fez com que a mudança, em um pequeno caminhão, demorasse de um ponto ao outro de Santa Catarina mais de uma semana.

Quando finalmente se estabeleceram aqui no Paraná, já com 9 filhos (sou o mais novo) e a vida dava mostras de melhora, meu pai acabou morto em um acidente de trator aos 47 anos, deixando a família nas mãos de mamãe que teve que aguentar as pontas, com todas as dificuldades possíveis de imaginar. Devo colocar aqui que não havia naquele tempo todo o assistencialismo que é oferecido hoje pelo governo, nem mesmo pensão minha mãe ficou recebendo.

Para não me estender muito, quero apenas salientar que ela deu conta do recado, todos os filhos cresceram e cada um tem uma profissão e vivem basicamente bem e o que é importante, dentro da lei.

Minhas sinceras homenagens a muitas mulheres que tem história de luta como teve minha mãe.

VNLUZA
Enviado por VNLUZA em 07/03/2009
Código do texto: T1473634
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.