WATCHMEN – Roteiros



Roteiro Original
A trama underground imaginada pelo roteirista Alan Moore e desenhada pelo artista gráfico Dave Gibbons, ambos britânicos, está sendo levada à tela sob a direção de Zack Snider, que se inicia sob uma paranóia onde o Relógio do Juízo Final está à cinco minutos da “meia-noite nuclear” em 1985. Adverte-se que, neste momento, a graphic novel foi situada num “Universo Paralelo” em que o presidente dos EUA ainda é Richard Nixon (eleito pelo quinta vez), a Guerra do Vietnã foi vencida pelos americanos (graças à atuação na frente de combate dos super-heróis Dr. Manhattan (surgido quando um físico nuclear foi exposto a uma descarga radioativa num laboratório secreto e que passou a conseguir atingir 30 metros de altura, passando o tempo todo pelado) e Comediante (o qual usava um boton com uma cara sorridente no uniforme militar). Os super-heróis foram obrigados a se aposentar porque a chamada Lei Keene proibia a atuação dos “Vigilantes Mascarados”. Assim, cinco Watchmen (vigilantes) estão vivendo na nostalgia de um passado atuante. Porém, o Comediante é assassinado, cruelmente atirado do 30º andar de seu apartamento em New York. Os “mascarados” suspeitam, a partir de Rorschach, cuja máscara reproduz manchas móveis de tinta (numa alusão ao criador das manchas de testes psicológicos criadas pelo psiquiatra suiço Hermann Rorschach), que há um plano para eliminar todos os “vigilantes”. O resto desse grupo é formado por Ozymandias (um cara fascinado por Alexandre, o Grande), por Spectral (uma mulher sedutora como dominatrix). Nesse tom, a adaptação segue, tendo como pano de fundo o questionamento acerca do papel social dos “super-heróis”.
A partir desse roteiro, proponho outros aqui:
 
Roteiro argentino
Faltam cinco minutos para o Ano Novo de 1986. A presidente-ditadora Maria Eva Duarte de Perón (ela não morreu!) sai de uma reunião da Casa Rosada onde decidira exterminar de vez com todos os descendentes de índios e negros, que estavam rebelados na Patagônia, dando pleno poderes para isso ao general-comandante Galtieri, herói vencedor da Guerra das Malvinas e ex-governador da Provincia Argentina Britania (que inclui as sub-províncias Inglesia (ex-Inglaterra), Beoda (ex-Escócia) e Gallinero (ex-Gales). Há ali na Argentina um grupo de super-heróis que estão aposentados devido à Lei Chino que proibiu o uso de quaisquer aerossóis. Deste grupo faz parte Cómico (um super-herói que ajudou o general Galtieri a derrotar os britânicos junto com Dr. Lostoldos, integrantes que eram da Força-Tarefa Domina, crucial para dizimar a frota britânica, primeiro ao Sul e, depois, em todos os mares do planeta). Inesperadamente, Cómico foi atirado do 51º piso das arquibancadas do super, mega, blaster estádio La Bombonera (Buenos Aires), que estava em ampliação. De fato, o sucesso da seleção argentina de futebol, hepta-campeão mundial de futebol (1958, 1962, 1966, 1970, 1974, 1978, 1982 e se preparando para a Copa do México) trazia milhões de fãs de todo o mundo para assistir aos campeonatos regionais, que incluía as províncias Brasiliana (integrada pelo ex-estados brasileiros Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), Urgentina (composta pelos ex-países Uruguai e Paraguai) e Colombina (ex-Colombia, Equador e Venezuela). A trama se desenrola quando o grupo de super-heróis aposentados, chamado de Celadores que integrava, além de Cómico e o Dr.Lostoldos (um engenheiro-eletricista que levara um violento choque em seu trabalho na Usina Argentina da Provincia Itaipu e, por isso, precisava usar vapores de éter sulfúrico para não ficar saltitando 500 metros o tempo todo), Borges Jung (que usa uma máscara que lança Cartas de Tarot), Buho (que consegue voar quando aspira inseticida) e Estela Claridad (que fica incandescente quando cheira Odorizante de Ambientes), resolve se reunir para investigar a morte de Cómico (contador de piadas sem graça e que só parava quando usava “bombinha” contra asma).
 
Roteiro italiano
Às 23:55h do dia 26 de dezembro de 1985, o Imperador Mussolini II (o Bruno) do RURAL (Reino Unido da Romana-Africa-Latina, que engloba Itália, Grécia, Turquia, Romenia, Albania, França, Portugal, Espanha, Eritréia, Grande Egito, Américas do Sul e Central [os demais países da Europa e a América do Norte pertencem a um outro Império, daqui a pouco descrito]), aprova a proposta do primeiro-ministro Antonio Sudai (il crudele) em que são determinadas: a)a execução dos bascos e de suspeitos de terroristas presos nas masmorras da Sicilia; b)a remoção de: I) todos os descendentes de índios para as Provincias das Américas [Sul e Central]; II)todos os afrodescendentes para as Provincias da África e III)todos os descendentes árabes para as Provincias do Grande Egito. Segundo a proposta o intuito é “tornar mais agradável as festas do Ano Novo que o Imperador Mussolini iria comandar desde a Provincia Cipriana (ex-Chipre), quando voltasse de sua viagem a Magna (ex-Atenas)”, porque, como havia dito Sua Majestade o Imperador Mussolini “era insuportável temer tumultos desse gente ignara na Europa, a verdadeira civilização”. Um grupo de super-heróis mafiosos (Sentinelli) estava aposentado devido à Lei Berlusconi que determinava as atividades de Máfia apenas para o grupo industrial, financeiro e de comunicações SF (Silvio Fasci). A vitória do Eixo na “Guerra de Libertação”, ocorrida entre 1932 e 1942, que dividira o mundo entre três Impérios (I- o RURAL do Imperador Mussolini II; II- o FESTUNG (Império da Fortaleza) do Imperador Hitler IV e III- o Império do Sol do Imperador Hiroito) constituíra, entre outros fatos, a formação de leis específicas, sem interveniências, para cada parte, sem permitir contestações. Inopinadamente, Umorista (que lutara no esmagamento da Reação do Demo (organização que pretendia retomar a democracia, sediada na Grécia, com o apoio de uns poucos ex-países dentre as várias Províncias dos Impérios junto com o Dr.Duceano, foi defenestrado do 13º andar do Palazzo Bugiardo, centro de modas em Roma, fazendo promover a reunião dos super-heróis italianos, por insistência de Balilla (um mascarado que lança fumaça de pólvora quando peida). O Dr.Duceano, quando era químico em Seveso (Itália) sofreu um acidente durante um experiência, deixando-o com uma sequela grave: quando ficava tenso, não conseguia mexer os braços e as mãos o que o tornava mudo nas negociatas. Além deles, o grupo tinha Tirannoaosta (que usa uma máscara lançadora de lixo), Alloco (que voa com seus pés-asas) e Clara Petacci( uma prostituta que acende os mamilos quando fica excitadas). A trama é circular, porque há negociatas em tudo.
 
Roteiros perdidos pelo Mundo
Alguns roteiros, por um motivo ou por outro, se encontram perdidos em vários locais do mundo embora, uma ou outra notícia tenha despertado a revelação de alguns deles. Descrevo aqueles que consegui amealhar a partir de informações provenientes de diversas fontes (algumas fidedignas, outras não).
-         Sabe-se que um roteirista católico praticante excomungado foi torturado e queimado junto com seu texto ao lado da Capela Sistina. O Vaticano nega envolvimento no caso.
-         No Irã, um escritor foi enforcado após ser condenado, quando descobriram estar escrevendo um texto-roteiro que tinha o título “Versos Vigilantes”.
-         Nos EUA, em Salt Lake City, foi encontrada uma suposta capa de um roteiro como inscrição numa placa de ouro que estava enterrada, onde dizia “vigilante e orante”, atribuída a um anjo. Faltam maiores detalhes.
-         Na Irlanda, um sapo seco tinha em sua boca costurado um pergaminho com um fragmento de roteiro onde só podia-se ler algumas letras juntas: “W A T C”.
-         Na China, consta ter sido encontrado um fragmento de roteiro preso em uma esteira de um tanque de guerra, que faz ronda na Praça da Paz Celestial já há alguns anos. O chinês (desaparecido) que o descobriu havia afirmado em rápida entrevista (interrompida pela polícia chinesa) à CNN que um dos super-heróis chamava-se Polo, mas foi impossível confirmar.
-         Na França, em um quarto de hotel de Paris, onde se hospedara um perfumista famoso foi encontrado um pedaço de papel com vestígios de fluídos corporais, saliva e tinta onde apenas se podia ler a palavra “Attentifs”.
-         Na Alemanha, em um banheiro da estação de metrô de Hannover, a polícia local encontrou uma carta-bomba (que foi desarmada) que tinha anexado um roteiro, segundo os primeiros informes. Contudo, depois, a polícia desmentiu afirmando que era apenas um pedaço de papel que havia colado acidentalmente no artefato, possivelmente usado para outros fins. A palavra “Wächter” seria a marca do papel.
-         Na Espanha, no Aeroporto de Barajas, um policial foi visto com um pedaço de roteiro grudado num dente e colado na mão direita, manchado de sangue. Conforme denúncias, pertenceria (o roteiro, os dentes e o sangue) a um estrangeiro oriundo da América do Sujl. De acordo com a EFE o “suposto roteiro nada mais era do que uma folha de passaporte suja de tinta vermelha que o policial, atento estava procurando limpar”.
-         Coincidentemente, tanto no Afeganistão como no Iraque, foram achados fragmentos de roteiros crivados de balas de fuzis americanos nos corpos de algumas crianças e mulheres. A chancelaria americana nega problemas afirmando “não há nenhum indício que conduza à comprovar que essas crianças e mulheres fossem proprietárias de tais escritos, não sendo possível que detivessem o copyright, pelo que as investigações foram encerradas”.
-         Na Venezuela, seu presidente afirmou que detalhará o roteiro encontrado em Caracas, em uma urna eleitoral, após mais um plebiscito. Assim que essa revisão esteja de acordo com os interesses do povo, conforme o mesmo presidente, será submetida em seguida a referendo popular.
-         Em Cuba, no final de um discurso de seis horas, Raul Castro disse categoricamente: “a idéia ianque de super-heróis terá a história como juiz”.
-         Na Russia, Vladimir Putin, após entrevista coletiva disse: “todos os roteiristas que aqui vocês questionam eram, na verdade, separatistas da Geórgia, terroristas e, por isso, foram fuzilados num confronto com as tropas legais; ... quanto à mulher grávida de trigêmeos, acabou sendo atingida porque corria com um artefato suspeito nas mãos”. Apurou-se que carregava um bebê no colo.
-         Na Índia, seria gravada uma sessão caseira a partir de Bolywood, mas o roteiro foi dilacerado pelas bactérias agressivas do rio Ganges, local das filmagens. O artista-mirim que participava das gravações foi esbofeteado pelo pai porque queria biscoitos. Já os outros artistas escalados continuam internados sob severos cuidados médicos.
-         Na Austrália, tanto roteiros quanto roteiristas queimaram-se em um dos incêndios. Não outras informações porque o repórter que acompanhava o caso morreu queimado.
-         Dos EUA e Canadá não há informações de novos roteiros porque, parece, há uma nova greve de roteiristas por lá.
-         Do Brasil também há fatos correlatos:
o       No Rio de Janeiro, um aprendiz de roteirista do Morro dos Observadores fumou o papel onde haveria um suposto roteiro e enlouqueceu. Segundo amigos, o texto trazia como centro da trama uma tal de “Igreja e Tenda Mundial de Louvor ao Senhor Edir”. Uma pessoa, mulher, não identificada, trajando uma saia até os pés disse que “isso (o que aconteceu com o aprendiz de roteirista) é obra do Demo”, sem maiores explicações.
o       Em Varginha-MG, há boatos, não confirmados até agora, de que um casal de turistas, que lia um roteiro sob a luz do luar, teria sido abduzido por Ets.
o       No Amazonas, índios da fronteira com a Bolivia declararam, através de seu chefe que “os roteiros daqui já existiam há mais de 500 anos e, por isso, pertencem ao patrimônio das tradições indígenas e exclusivamente aos nativos”. Perguntado o que era aquele pó branco numa mochila, saiu correndo gritando: “É farinha de mandiooocaaa!”
o       No Maranhão foi criado o “Clube Sarney de Roteiros sobre Vigias” e, conforme a assessoria do clube, as “inscrições serão eleitas para que se faça a vontade do povo”.
o       Em Maceió-AL, haveria um leilão de roteiros na Assembléia Legislativa, mas foi cancelado por falta de quórum.
o       Já em São Paulo, torcedores rivais rasgaram roteiros que seriam apresentados, acusando-se mutuamente acerca da predominância de cores dos super-heróis, ora do verde, ora do preto, ora do vermelho, o que denotaria na trama a paixão clubística, conforme os chefes de torcida. Na confusão, foram detidas algumas pessoas pela polícia, mas a seguir liberadas pelo delegado através de um ex-promotor, atual deputado.
o       Em Brasilia-DF, um ministro pronunciou que “essa tentativa de roteirização da economia pelos grandes empresários é uma pressão inadmissível e, por isso, não será aceita pelo governo”. Já um senador da oposição disse que “a profusão de roteiros que esse governo propõe é, na verdade, uma demonstração de desgoverno”.
o       Num ST (Supremo Tribunal) um componente arguiu que “somente será pautada alguma avaliação de roteiro após ter sido julgada pelas instâncias inferiores” e que “a verdade, imperiosa para a prática da justiça, ademais numa investigação premida pela imprensa e platéia popular, demanda tempo”. Um ouvinte, daquele serviço público (?), experiente dos meandros judiciários resumiu: “talvez daqui há uns vinte anos haja sentença definitiva”.
o       Em Santa Catarina os roteiros foram levados pela enxurrada.