"DESERTO"
O DESERTO SE CARACTERIZA PELA ARIDEZ DO SEU SOLO, PELO IMENSO MAR DE AREIA SEM NENHUMA VEGETAÇÃO, APENAS UM LONGO TAPETE BRANCO QUE SE PERDE NO HORIZONTE.
AO ME DEPARAR COM A VIOLÊNCIA QUE ASSOLA NOSSO PAÍS, É ASSIM QUE ME SINTO, PERDIDO NUM IMENSO DESERTO.
VIOLÊNCIA NO TRANSITO, CONTRA AS MULHERES, CONTRA AS CRIANÇAS, VIOLÊNCIA NO CAMPO, VIOLÊNCIA URBANA,VIOLÊNCIA DE TODO TIPO.
VEJO MAIS E MAIS JOVENS PERDENDO SUAS VIDAS POR ENVOLVIMENTO COM DROGAS, FAMILIAS INTEIRAS SENDO DESTRUIDAS POR ESSA VERDADEIRA EPIDEMIA QUE TOMOU CONTA DA NOSSA SOCIEDADE.
VIVEMOS MUITAS VEZES QUERENDO E JULGANDO APENAS OS ERROS DOS OUTROS, E QUANDO COMETEMOS O MESMO ERRO, ACHAMOS QUE NÃO FOI NADA DEMAIS, FOI APENAS UM DESLIZE.
QUANDO DEIXAMOS DE DEVOLVER O TROCO QUE NOS FOI DADO EQUIVOCADAMENTE, ESTAMOS "SEM QUERER", CONTRIBUINDO PARA TUDO AQUILO QUE CRITICAMOS.
QUANDO APLAUDIMOS POLITICOS QUE DISTRIBUEM CAMISINHA E GEL, INCENTIVANDO ASSIM A PROMISCUIDADE, ESTAMOS DIZENDO SIM A INRESPONSABILIDADE.
QUANDO O NOSSO FILHO ERRA E PASSAMOS A MÃO NA SUA CABEÇA, E O CHAMAMOS DE "COITADINHO", ESTAMOS INCENTIVANDO A IDEIA DE QUE ELE PODE TUDO.
QUANDO DAMOS "ALGUM" PARA UM POLICIAL QUE NOS PAROU NUMA BLITZ, AJUDAMOS A CONSOLIDAR A CORRUPÇÃO, E NEM POR ISSO NOS ACHAMOS CORRUPTOS.
ACHAMOS NORMAL RECEBER UMA BOLSA DE ESTUDOS SEM PRECISARMOS, SÓ PORQUE CONHECEMOS O VEREADOR E ELE FOI CAMARADA CONOSCO.
QUANDO VAMOS A UMA BOCA DE FUMO COMPRAR DROGAS, E DEPOIS PARTICIPAMOS DE PASSEATAS PELA PAZ, ESTAMOS SENDO SIMPLESMENTE CANALHAS.
QUANDO PAGAMOS A ALGUÉM PARA TIRAR NOSSA MULTA DE TRANSITO,COLABORAMOS PARA A DESLEALDADE.
TANTAS OUTRAS COISAS QUE FAZEMOS E ACHAMOS QUE ESTAMOS APENAS DANDO UM "JEITINHO", SEM PREJUDICAR NINGUEM.
ENQUANTO CONTINUARMOS A AGIR ASSIM, NÃO PODEREMOS NUNCA DIZER QUE SOMOS VITIMAS, MUITO PELO CONTRARIO, SOMOS RÉUS CONFESSO DE UM PROCESSO DE DECADÊNCIA QUE PARECE NÃO TER FIM.
SEI QUE JAMAIS SEREMOS PERFEITOS OU VIVEREMOS NUMA SOCIEDADE PERFEITA, MAIS DEVEMOS TER A CONSCIÊNCIA DE QUE NOSSOS ATOS NO NOSSO DIA A DIA PODEM CONTRIBUIR PARA A CULTURA DA PAZ OU DA VIOLÊNCIA.
ESTAMOS NUMA ENCRUZILHADA, JOGAR NOS OMBROS DOS OUTROS A RESPONSABILIDADE QUE É NOSSA, NÃO VAI AJUDAR.
QUANDO NOSSOS JOVENS OLHAM PRA NÓS, O QUE ELES ENXERGAM?
QUE EXEMPLO ESTAMOS DANDO?
QUE CAMINHO ESTAMOS ENSINANDO ELES A SEGUIREM?
O QUE COBRAR E COMO COBRAR DELES, SE NÃO FAZEMOS O QUE QUEREMOS QUE ELES FAÇAM?
ASSIM COMO NO DESERTO, NO MEIO DO NADA, ENCONTRA-SE UMA FLOR DE CACTUS, NO MEIO DESSE CAOS PODEMOS ENCONTRAR A SAIDA.
A VIOLÊNCIA SEMPRE VAI EXISTIR, OS DESVIOS NÃO VÃO DESAPARECER, MAS A NOSSA ATITUDE DE QUERER CONSTRUIR UM MUNDO DIFERENTE A PARTIR DE NÓS MESMOS ,TALVEZ SEJA O UNICO JEITO DE SE ENCONTRAR A LUZ NO FIM DO TÚNEL.