EXPERIÊNCIA INSÓLITA NO CEMITÉRIO PÈRE LACHAISE

Jim Morrison, Édith Piaf, Chopin, Allan Kardec, Samuel Hahnemann, entre outros, estão sepultados no Cemitério Père Lachaise em Paris.

Numa manhã chuvosa de outono, fomos, eu e minha esposa, conhecer o túmulo de Édith Piaf. Na entrada do cemitério existe um grande painel com os nomes das personalidades ali enterradas, com indicações dos locais de seus túmulos. Eu estava inclinado, procurando pelo nome de Édith, quando senti baterem em minhas costas...

“Voulez-vous voir la tombe d’Yves Montand?” – a velhinha encarquilhada me perguntou.

Eu me virei, surpreso. Eu não tinha a intenção de visitar o túmulo de Yves Montand, cantor e ator, antigo amante de Édith Piaf, falecido havia pouco tempo, mas dadas as circunstâncias, respondi:

“Si vous m’y pouvez emmener...”

« Venez avec moi », disse a velha com um gesto.

Caminhamos atrás dela alguns metros e ela apontou em direção ao túmulo simples pintado de branco:

“Voilà, la tombe d’Yves Montand!”

Voltamos nossos olhos na direção indicada, e em seguida, virei-me em direção à senhora. Queria dar a ela uma gorjeta, pois ela não abordaria assim um turista sem estar interessada em ganhar algumas moedas. Ela não estava mais ali.

Procuramos pela velhinha nas imediações. Ela não poderia ter ido longe, já que seu andar era trôpego e lento... Não a encontramos. Ficamos impressionados com o que acabávamos de presenciar... Afinal, aquela senhora não sabia que eu estava procurando a localização do túmulo de Edith Piaf, um dos amores de Yves Montand. Com tanta gente naquele cemitério naquela hora, ela foi bater no meu ombro... E mesmo tendo procurado ao redor, não mais a encontramos. Arrepiados, subimos pelas alamedas até o túmulo de Édith Piaf, na divisão 97.