Sobre a lei dos vinte minutos de espera nos bancos.

As leis existem e devem ser cumpridas, para isso precisa de ação social. A lei é como um instrumento qualquer, que se for deixado de lado terá nenhuma serventia, pois só funciona se for acionada pelos cidadãos. As pessoas no nosso país acreditam que elas de nada vale e que estão ali por nada. Por isso há tanta injustiça no nosso país.

Hoje eu fui a um banco aqui na minha cidade. Peguei uma senha e me surpreendi quando vi que eu era o quadragésimo na fila de atendimento, o que redundaria em uma espera de quase três horas, se todos ficassem esperando na fila o dito atendimento. Reclamei, citando a dita lei dos vinte minutos no banco e recebi um sorriso da atendente.

Daí, olhei para a moça que estava do meu lado e comentei sobre a lei e ela falou: mas será que isso funciona? Eu respondi: se todos ficarem parados esperando que os bancos tomem a atitude, nada será feito mesmo. É necessário que busquemos os órgãos competentes e façam as suas queixas. Eu procuro e ainda escrevo na internet.

O maior instrumento de ordem social que já apareceu nas mãos do vulgo nos últimos milênios foi com certeza a net. Precisamos aprender a usá-lo em nosso favor. É lógico que existe muita gente que tem nenhum interesse em que isso funcione de fato, pois representa um perigo para si, mas esses meus amigos são, na verdade, uma minoria.