NASCI BRASILEIRA, E AGORA?

Assim como a família, o país a gente não escolhe, a gente nasce nele e pronto. Não que isto até algum tempo me incomodasse, pelo contrário, sou do tempo em que ser brasileiro era ter orgulho e muito amor. Sou da turma da esperança,que não sabia que quem muito espera cansa.

Nasci num país rico pela sua própria natureza, e isso fazia me sentir rica como ninguém. E o fato de ter nascido em berço esplêndido me fazia sonhar com a herança que me era de direito também.

Nasci aqui, aqui cresci. E aqui estou me perguntando: o que fizeram com o meu país? Com que direito deturparam os conceitos de honestidade, ética e integridade que aprendemos na escola? Com que direito nos fazem acreditar que ser inteligente é enganar, falsificar, corromper e iludir? Desde quando ser honesto é penar, passar trabalho e escolher entre morrer pobre ou pedir esmola?

Quando foi instituída a lei que dá regalias a poucos e trabalho a muitos que nada têm? O que fizeram com a minha gente? Mudaram a cara do povo e estão mostrando lá fora que a cara do Brasil é a favela. Estão contando que aqui só tem traficante, prostituta e bandido. A televisão encaminha, desencaminha e ilude impunemente. Quanta balela!

Quem disse que o som do Brasil é funk e rap? Cresci neste país ouvindo Chico e Caetano e aprendi o que era música popular brasileira. Cresci num país de Jorge Amado e Machado de Assis e aprendi a cultura verdadeira. Aprendi a escrever em português, uma língua linda e rica de se ler. Estão assassinando nossa gramática, substituindo-a pelo inglês, e o brasileiro tem que enrolar a língua pra se fazer entender.

Lá fora somos alvo de chacota, descrédito e medo. O que fizeram com a minha bandeira? Nasci brasileira e agora? O que eu faço com a minha indignação? O que eu faço com a minha vergonha, pois ainda tenho cara e voz e ela se perde no vento a toda hora. O que eu faço com a minha esperança a qual se prende num fio? O que eu faço com o meu voto que decide o meu futuro e, ele já está por um triz?

Nasci brasileira, e agora? Tenho que redescobrir o Brasil ou reinventar o país?!

Léia Batista
Enviado por Léia Batista em 04/03/2009
Reeditado em 04/03/2009
Código do texto: T1468914