Indignação
Uma coisa muito fajuta e retardada é dizer, com todas as letras e palavras que jornalismo é uma profissão de caráter ideal. O jornalismo nada mais é que a habilitação para transmissão das informações aos desinformados. Mas não ideal.
Na série “Direção Brasil- Tem Notícias”, foram cinco dias de reportagens sobre o trânsito brasileiro, os perigos, as faltas e etc, mas em pleno ar, na última apresentação, colocaram os âncoras do Tem Notícias de Sorocaba na marginal Dom Aguirre. Até ai tudo bem. Mas o que isso tem a ver? Tudo. Vejam bem: um fato do trânsito que eles poderiam representar de diversas maneiras...
A irresponsabilidade da equipe que produziu a reportagem foi demais: comentavam sobre o excesso de veículos, e como isso atrapalha no trânsito. Eis que surge os exemplos para a redução de veículos: bicicletas, e burros...?
Isso é errado. A equipe não reparou nesse detalhe: as pessoas seguem a tendência da televisão. Portanto, se aparece uma carroça, todos vão para o serviço de carroça de agora em diante.
A grande indignação surge no animal, pois além de terem usado um exemplo perigoso, um maníaco colocou em risco a vida do pobre bichinho, quase atropelando-o, e o dono do bicho é quem deveria estar no lugar do próprio. Ele e o responsável da equipe.
É óbvio que, se colocarmos um humano puxando carroça numa via extremamente movimentada isso parecerá maldoso. Mas colocar um animal na via não é? Colocar um bicho de natureza pacata, que não faz mal algum, num perigo desses, é demais.
Não estamos no lugar certo. Os únicos seres dotados de sentimento, sinceramente, são esses cavalos e burros que puxam um bando de insensíveis e irresponsáveis. Eles sentem o peso nas costas, o cansaço nas pernas, e ficam assustados diante de tanto movimento. E o que somos comparados a eles? Nada humanos. Não basta o ser vivo ser chamado de humano. Tem que ser humano. Tem que ter responsabilidade sobre seus atos.
É jornalismo. É a realidade. Mas custa ter um pouco de consciência e se por no lugar do bicho antes de botar a mão na massa?
Realmente, o Tem Notícias fracassou nesse detalhe. E a equipe presente fracassou na falta de sensibilidade ao mostrar isso. E principalmente, fracassaram ao dizer que “... é um modo mais econômico...”.
É revoltante. Repugnante. Indigno de elogios.