Homens e... rosas vermelhas?
Sentado em minha mesa no escritório onde trabalho, fui surpreendido com a estagiária perguntando a todos os homens que estavam na sala, o que eles achariam se recebessem como presente um buquê de rosas vermelhas. Depois disso foram sucessivas risadas e gozações da parte dos homens. "Imagina sair pela empresa com um buquê de rosas" - disse um, "acharia melhor se me dessem uma caixa de cerveja" - respondeu outro. Ela, a estagiária, olhou para mim e disse: "Você deve gostar, pois é jornalista e ainda por cima é romântico". Identifiquei de cara dois problemas.
O primeiro problema é o machismo que ainda impera. Creio que a mente deles interpretou a pergunta de forma errada e a resposta tinha que ser uma que os aproximassem mais ainda de uma virilidade tipicamente masculina. Sabe aquela frase: macho que é macho e blá, blá, blá? Se encaixou muito bem naquela ocasião, ela completa seria: macho que é macho não recebe rosas, muito menos vermelhas. Macho que é macho joga uma pelada e toma cerveja, mas rosas nunca!!
O segundo problema que identifiquei foi quando a estagiária olhou pra mim e disse que eu - certamente - gostaria, pois eu era jornalista e romântico. Realmente tenho que admitir que é pouco comum um homem receber rosas, mas desde quando ele seria menos homem caso as recebesse? E desde quando o romantismo é atribuido a alguma profissão? Não vejo problema algum em um homem receber rosas, mas em algum lugar do mundo deve haver alguém da nossa espécie, que não seja jornalista e que também pense dessa forma. Se não existir isso representa um sério problema: A EXTINÇÃO rs!
Mas acho que esse machismo se um dia não acabar, tende pelo menos a diminuir, pois se antes vestir qualquer blusa rosa para um homem era motivo de gozação e hoje é normal, quem sabe em uma troca de presente em futuro próximo, eu não possa dar para uma mulher algumas cervejas e receber em troca um buquê de rosas vermelhas.