TONY RAMOS, RAINHA DE SABÁ E CLARICE LISPECTOR

Não tinha idéia do que ia falar quando me dispus a escrever a crônica de hoje... Foi ai que não sei por que cargas d’água me lembrei do corpo peludo do Tony Ramos e em conseqüência da rainha de Sabá; então, pesquisa dali, pesquisa dacolá, cheguei a conclusão que a história da senhora rainha não é lá essas coisas toda não. A Bíblia diz que ela, deslumbrada por relatos acerca da fama do rei Salomão, partiu do seu reino que ficava La pras bandas da Arábia Meridional, e foi bater em Jerusalém, trouxe uma porção de oferendas de ouro, jóias e especiarias raras. O que foi aceito pelo Salomão que, segundo o pesquisador Alex Mantoux,também não era flor que se cheirasse, e nem um pouco virtuoso , na sua ânsia de poder mandava eliminar sem piedade, todos os rivais, inclusive um meio-irmão seu de nome Adonias, filho mais velho do Rei David. Consta que no final do seu reinado , Deus deu uma prensa nele por conta de sua vida dissoluta e a sua complacência para com a adoração dos falsos deuses. Mas voltemos à rainha de Sabá, que há controvérsia sobre a sua existência, se seria uma mulher sábia, uma feiticeira, a nobre fundadora de um império ou apenas uma sedutora? O que se sabe que durante 30 séculos, foi a inspiradora de uma infinidade de lendas. Uma delas é de que tinha o corpo coberto de pelos, inclusive os pés, que foram vistos quando foi se encontrar com o rei Salomão numa sala cujo pavimento de vidro a leva a erguer a saia, julgando-se sobre água. Uma lenda mulçumana diz que Salomão para não desposar uma mulher cabeluda ordenou aos seus gênios que inventassem uma forma para eliminá-los. Sei se conseguiram não.

Nada mais tendo a acrescentar sobre a rainha vou ficando por aqui, mas acho que melhor teria sido se eu tivesse escrito sobre “Das Vantagens de ser Bobo de Clarice Lispector, onde ela diz que o bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: “Estou fazendo, estou pensando”. Diz também não confundir bobo com burro, com tolo, com fútil e que há lugares que facilitam mais as pessoas serem bobas. Minas Gerais, por exemplo, facilita ser bobo e acrescenta: “ Ah, quantos perdem por não nascer em Minas! E, finalmente, diz Clarice: É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo. Puxa, que pena não ter nascido em Minas... Mesmo assim acho que sou boba.

Zélia Maria Freire
Enviado por Zélia Maria Freire em 03/03/2009
Código do texto: T1466632
Classificação de conteúdo: seguro