Cultura ou falta dela?

Somos um país de cultura rica de Norte a sul, porém somos também influenciados pela cultura de outros países. Não valorizamos nossas riquezas e incorporamos culturas alheias, bem como costumes, produtos, valores, expressões e conceitos que nada tem relação com nosso povo.

Talvez, por nosso país não ser uma nação "etnicamente pura", é que temos tamanho desapego pelas coisas de nossa terra, ou seria falta de interesse e vergonha de sua própria cultura, ou falta de educação mesmo? Crescemos e aprendemos sobre a história mundial, a mídia nos empurra os importados diariamente. Nossas crianças são estrangeiras desde a certidão de nascimento à universidade.

As férias, o turismo, a música, os costumes, a pátria dos sonhos - americano, sol nascente, velho mundo, é o que interessa, é o que é bom. É em um lugar que não é nosso que aprendemos o valor das coisas e nos sujeitamos a qualquer trabalho, sujo ou não. Sem cerimônia fazemos aquilo que nunca fariamos aqui no Brasil. Não nos importamos com nada, nem se somos conhecidos pelo carnaval, pela violência e pelo futebol, afinal somos nós os filhos desgarrados de uma pátria mãe nada gentil.

Diante de tanta novidade vinda do estrangeiro não lembramos das nossas riquezas. O Brasil não é somente o país do carnaval, é também o país do Carimbó, o país da cabanagem, do frevo, dos pratos típicos de cada rica região. O país é também a terra da bossa nova, o samba importado da África foi ficando com cara brasileira se confundindo a sua própria origem. Brasil é muito mais que mulher-fruta dançando na boquinha da garrafa e das cachorras, popozudas e preparadas, é país de belas vozes como Marisa Monte, Roberta Sá, mulheres que pensam, agem, existem.

Precisamos parar de dar valor ao que não é nosso e diminuir nosso patrimônio, nossa cultura é algo muito mais valioso do que se imagina, carrega a identidade de um povo, de uma nação. Fico extremamente chateado quando vejo pessoas diminuindo o que nós temos aqui por herança, não somos, ou não deveriamos ser alienados, sujeitando trabalhar pra comer em outros países e sim deveriamos lutar juntos por um país mais justo e digno. Um país de oportnidade e de cultura rica e amplamente divulgada.

Recentemente ouvi uma música que me levou a pensar sobre o que fazemos da nossa cultura:

Vão destruir o ver o peso e construir um shopoping center

Vao derrubar o Palacete Pinho pra fazer um condomínio

Coitada da Cidade Velha que foi vendida pra Hollywood

Pra ser usada como um albergue num novo filme do Spielberg

Quem quiser venha ver

Mas so um de cada vez,

ñ queremos nossos jacarés,tropeçando em vocês

A culpa é da mentalidade

Criada sobre a região

Por que que tanta gente teme ?

Norte não é com "M"

Nossos índios não comem ninguém

Agora é so hamburger

Por que ninguém nos leva a sério ?

Só o nosso minério?

Aqui agente toma guaraná quando não tem coca-cola

Chega das coisas da terra que o que é bom vem lá de fora

Transformados até a alma sem cultura e opinião

O Nortista só queria fazer parte da nação

Ah, chega de malfeituras

Ah, chega de triste rima

Devolvam a nossa cultura

Queremos o Norte lá em cima

Porque, onde já se viu ? Isso é Belém, Isso é Pará, Isso é Brasil.

Essa música é de um grupo de Belém do Pará, Mosaico de Ravena. Ela retrata bem o que eu estava dizendo, pode parecer piada, mas nós brasileiros sequer conhecemos nosso país, achamos que Belém é uma cidade pequena infestada de jacarés e que os índios lá são canibais. Não... não é exagero meu, quisera eu que fosse.

Este texto é uma realidade que eu não gostaria de tê-la escrito, preferia rir da piada de que os índios agora comem hamburguer, e que quando falta coca-cola, toma-se guaraná, não o industrializado e sim o natural. Região amazônica, a mais rica região do Brasil.

Precisamos redescobrir nosso país, espero que não dure mais de 500 anos para isso.

Dom Casmurro
Enviado por Dom Casmurro em 02/03/2009
Código do texto: T1465799
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.