O show de Anastasia

Edson Gonçalves Ferreira

Quinta-feira, o Prof. Antônio.Anastásia, Vice-governador do Estado de Minas Gerais abriu, no Teatro Municipal Usina do Gravatá, o I Seminário de Gestão Pública de Divinópolis, realizado pelo Governo do prefeito Vladimir Faria de Azevedo e, em linhas gerais, deu uma aula magnífica, baseando-se, talvez, sem conhecer, na máxima de Dr. Carlos Altivo: “Divinópolis é uma cidade que cresce enquanto os seus políticos dormem”.

Professor de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, Anastásia discorreu, com maestria, sobre a formação política de nosso país que, nos primórdios, recebeu degredados e, depois, a Coroa Portuguesa criou o sistema de Capitanias, esperando que houvesse uma reação da sociedade civil organizada para consolidar os interesses da nova terra. Como isso não ocorreu, só quando chegou a Coroa Portuguesa, foi criada a primeira universidade brasileira.

Com brilhantismo, teceu inúmeras considerações sobre a História da colonização do nosso país e, inclusive, comparou os 500 anos do Brasil com os 250 anos da Austrália que, também, foi colonizada por degredados, mas que, ao contrário do Brasil, reagiu e formou uma sociedade organizada que não aceita o paternalismo do Governo e, aí, portanto, lembramo-nos do governo Lula que, vira e mexe, está bancando o “pai” de algumas camadas, distribuindo bolsa daquilo e vale daquilo.

Nesse contexto, pudemos divisar a História de Divinópolis que, alheia aos interesses dos políticos, segue o seu destino glorioso, graças a um povo altaneiro que constrói a cidade, independentemente de crises e dos interesses alhures de alguns políticos. Anastásia foi brilhante quando enfatizou que não podemos esperar só uma atitude de um governo paternalista e que, na verdade, a sociedade precisa agir e reagir diante dos momentos de glória ou de adversidades.

Enquanto ele falava, ficamos pensando, então, na propriedade do tema e nos problemas que devem afligir o nosso jovem prefeito que, culto e talentoso, preocupa-se com várias questões que Divinópolis precisa resolver como a construção da sede própria da Prefeitura Municipal e da Biblioteca Pública Ataliba Lago. Sim, porque todo mundo sabe que aluguel é um dinheiro jogado fora e, portanto, para comemorar o centenário de emancipação política de Divinópolis, essa é uma questão de honra na pauta do nosso querido prefeito, nosso ex-aluno. Que Deus o abençoe e lhe dê forças para trabalhar em prol do município como sempre o fez.

Divinópolis, 28.02.09

edson gonçalves ferreira
Enviado por edson gonçalves ferreira em 02/03/2009
Código do texto: T1465628
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.