HOSANÁH , NAS ALTURAS!

Somos amigos, porém conhecemo-nos há pouco tempo.

Ainda outro dia quando caminhávamos pelo parque, nós nos esbarramos num assunto, e de lá para cá passamos a ser companheiros de caminhada.

-Se a moça trota, então vamos trotar! A gente se anima mais quando tem companhia...

E foi assim que também passamos a correr juntos, entre as caminhadas.

Quero dizer, passamos é o modo de falar, mais ou menos, ele sim, é que trota com fôlego...e perseverança...

Às vezes penso na rede humana que é a nossa vida.

Quantas pessoas que dela fizeram parte e ficaram para sempre enredadas na nossa história, pois de certa forma contribuíram para o que somos hoje, nos aliando ao entendimento, ao conhecimento... Aquele lance de que "nada nessa vida é por acaso..."

E de fato, ele me é alguém especial, sábio ser, e eu não me pouparei de aqui dizer o seu nome verdadeiro, porque na realidade tenho essa crônica como uma homenagem à sua história de vida, que ele relata com alegria!

Chama-se Hosanáh! Fez questão de me soletrar.

Nome bíblico, com o qual sua família religiosa o coroou!

-H-O-S-A-N-Á-H! tem que se escrever direito moça, porque senão dá confusão.

Chama-me sempre de moça só porque tem vinte e nove anos a mais que eu.

Homem simples, porém grande conhecedor consciente desse mundo! Nascido numa cidadezinha próxima à Salvador da qual não me recordo, chegou a São Paulo ainda menino.

Hoje reformado do exército, continua um atleta nato.

E foi desse atletismo, aliado a sua força de vontade que me surgiu a inspiração enorme de aqui escrever sobre ele.

Há seis anos, quando tudo parecia calmo, teve um mal estar súbito, e enfartou.

Seu Hosanáh tinha só um defeito: Fumava muito. E sabe que isso lhe valeu a perda de boa parte do miocárdio.

-Sabe moça, hoje tenho só cinquenta por cento do coração mas a minha doutora disse que nunca viu um desempenho assim de um "meio coraçao"! Sou forte moça, sempre fui atleta. Foi uma pena eu ter fumado tanto...

Deveras! Percebi rapidinho que eu, com esse meu coração que só parece "por inteiro", estou bem aquém da força de vontade e do desempenho do seu Hosanáh!

Certa vez, lá no parque, ouvi a seguinte pergunta:

-Tá cansada do trote moça, quer parar um pouquinho?

-É, acho que sim, agora vamos pela descida...

Confesso que nas corridas, tenho fugido do seu Hosanáh, e ele sabe disso.

Eu expliquei-lhe que percebi que atrapalho a corrida dele, pois muito elegantemente ele abandona o seu rítmo para acompanhar o meu.

Mas não tem jeito!

Ele mais uma vez me deu uma grande lição.

Amigos são aqueles que se admiram mutuamente e que entendem as limitações do outro...

Parabéns, ao meio coração que vale por dois!

O seu Hosanáh é o exemplo Bíblico, em vida, da "parábola dos talentos".

Temos que saber render com aquilo que Deus nos dá, ou com aquilo que Ele nos deixa.

Seu Hosanáh MULTIPLICOU O TALENTO DO SEU MEIO CORAÇÃO!

-Hosanáh, nas alturas!