A entrevista

A entrevista

Um dia antes:

-Temos uma ótima oportunidade de emprego para o senhor. Lemos o seu currículo e acho que podemos atender a suas necessidades.

Foi assim que o sonho de mudar de vida começou. Depois de tantas dificuldades enfim poderia sim haver alguma chance de encontrar um trabalho na tão sonhada empresa. A consultora Andresa marcou uma entrevista em plena Av. Paulista para dia seguinte as 9 horas. Por favor. Traga um currículo atualizado. Ultimas orientações dadas pela profissional.

O dia:

O prédio é majestoso. Trabalhar no Banco BIC pensei. Instituições financeiras, caixas de Dac, sistemas de segurança máxima, dados sigilosos, ciranda financeira. Documento anotado, crachá recebido, sigo ao terceiro andar.

Ao sair do elevador o primeiro choque. Quase vinte pessoas espremidas em poucos sofás todos aguardando para o abate. Na parede: Dow Right Recolocação de profissionais.

-Bom dia, Sr. Lorenzo. Sou Andresa. Desculpa o meu atraso. Estava numa reunião agora cedo. Trouxe o currículo?

-Sim. Aqui está.

- Está empregado?

- Sim.

- Qual sua remuneração?

- R$ 3.500,00.

- Já conhece o trabalho de uma empresa de requalificação?

- Não.

- Bom. Vamos encaminhar para uma dinâmica em grupo, para um teste de inglês, refazer seu currículo, uma entrevista com uma psicóloga, aplicar testes grafológicos, de habilidades e teste de línguas. Tudo isso para melhorar a sua recolocação. Isso vai lhe custar apenas 20% sobre o salário de dois meses. Consegue ver a tela do meu micro?

- Sim. Consigo.

(Ela passeia por grandes nomes. Gessy Lever, Bank of Boston, Price... )

- Estas são algumas posições em andamento que logo estaremos reencaminhando.

(Puxa. Pensei. É uma industria de gerar empregos em plena crise econômica. Com tantos paulistanos desempregados. Um entre dez. São todos vagabundos. Não se empregam porque não querem)

- Você quer ler alguns depoimentos escritos de pessoas recolocadas?

- Sim.

(É me dado uma pasta com depoimentos de pessoas que dizem que valeu a pena o trabalho da Dow Right. Estava desempregado e em 15 dias estava recolocado. Auxiliar Financeiro. A ajuda da Dow right foi definitiva. Arquiteta. Foliando percebi apenas pessoas do nível médio. Ninguém em Gerencia)

- Aceita uma água ou café?

- Água.

Com a água na mão...

- Você prefere trabalhar aqui em São Paulo, Brasil ou no mercado Internacional?

- De preferência em São Paulo mas pode ser qualquer lugar do mundo.

Ah. Porque nossa taxa é 4 x R$ 450,00 para a capital, 4 x R$ 550,00 para o Brasil e 4 x R$ 650,00 Internacional.

- Desculpa. Eu não entendi. Que taxa é essa?

- Pelos serviços prestados.

- Mas vocês não recebem das empresas que estão solicitando profissionais?

- São empresas que não saem na mídia. Eles não pagam nada por este serviço. São empresas muito boas.

- Tem cartão de crédito?

- Sim.

- Qual a melhor data?

- Mas eu não concordo em pagar.

- Vou falar com meu gerente para ver se podemos melhorar algo.

- Falei com o gerente e vamos oferecer âmbito Brasil por 4 x R$ 350,00.

- Mas eu não concordo pagar.

- Qual é o dia do seu cartão?

- Dia 18.

- Todo este trabalho vai ser feito hoje. Você deveria estar ganhando R$ 6000,00 com suas qualidades.

- Tudo bem. Vamos fazer assim. Eu assino um contrato dizendo que o serviço de vocês eu concordo em pagar por dois meses 50 % do meu salário de R$ 6000,00. Isso representa que vocês estariam ganhando R$ 6000,00 em dois meses. Muito mais do que R$ 1700,00 propostos.

- Mas não podemos aceitar isso.

- Tudo bem. Vou pensar então e depois eu ligo para vocês.

Saio feliz da vida. Pela primeira vez tinha entrado em um matadouro. Estava a ponto de ser marcado com ferro quente com as siglas DR e consegui sair quase ileso.