VIVER NA ESPANHA _3_

VIVER NA ESPANHA _3_

O dia passa e continuamos assistindo televisão, na verdade queria sair daquela casa, queria já estar na minha, mesmo sendo alugada, tomar um banho de banheira, porque aqui a maioria das pessoas tem banheira. Queria me arrumar e conhecer o centro de Madrid que está a 30 min. de trem e 40 min. de ônibus.

_Amor, já está na hora de ir para escola de idiomas fazer sua matrícula.

Imediatamente levanto, vou ao quarto e me visto com vários abrigos, luva e cachecol.

_Porteño, já estou pronta. .

_Amor, vamos de ônibus. Ai, que alegria eu senti só em pensar que não iria andar novamente por todo aquele caminho do “Círculo Polar Ártico”.

Soledad nos explica como ir ao ponto de ônibus e qual ônibus usaríamos, e lá vamos nós. O ponto de ônibus era na esquina da casa dela. Estava escrito: Parada de Autobuss, gostei do nome. O autobuss é o numero 1. Chega o atobuss, vermelho e com os vidros fumê.

Buenos dias, disse a “motorista”. Aqui a maioria dos condutores é feminina, vejam que beleza! Eu fiquei emocionadíssima, feminista de primeira marca que sou, isso foi uma maravilha de visão! Então agora temos que pagar, custa 1 euro , não se entrega o dinheiro para a motorista, coloca-se em um tipo de mesa de material plástico duro que está ao lado da condutora que, agora sim, “recorre” o dinheiro da mesa, e se tem troco, lá mesmo na mesa ela coloca de volta.

As cadeiras são comportáveis e forradas. Comento com Nano:

_Amor, está quentinho aqui dentro, que agradável.

_Sim, amor, tem calefação!

Como uma boa observadora, comecei a olhar a gente do ônibus, somente pessoas maiores, usando bastão. Os senhores e senhoras conversavam em voz alta.

_De que falam eles, querido? Estão brigando? Por que brigam?

_Estão falando de coisas normais, como por exemplo: Não me diga... Sério? Que coisa Mercedes... Pois eu comprei essas mesmas frutas na frutaria de Manuelo muito mais em conta!

Veja... Juro a vocês que parecia que estavam brigando, e feio, falavam alto e com caras de touro!

Chegamos ao ponto da escola de idiomas, apertamos um botão que avisa em um tipo de placar com letras vermelhas: PARADA SOLICITADA. A motorista pára, a porta se abre, vejo que ela aperta um botão, escuto um barulho, era o ônibus baixando uma plataforma para que os passageiros não façam esforço ao descer. Descemos sem precisar dar um pulo! Olha só que detalhe! Adorei! Mais um ponto para a Espanha. Não entrarei nas características do nosso transporte público brasileiro! Paso! Minto, direi somente estes dois: detesto aquela nota de 1 real, verde-musgo e com uma mensagem de amor barata! E aquela corda de pendurar roupa para dar solicitar a parada!

Entramos na escola, perguntamos pela senhorita que faz a matrícula, o senhor indica dizendo: A la derecha, en la segunda puerta. Gracias, señor!

La señorita diz: Pasa, Passamos, sentamos e ela pergunta:

_Que necesitan? Nano explica tudo. Minha mulher quer estudar aqui o castellano e queremos fazer a matrícula.

Ela pede meu passaporte e uma foto, entrego tudo. E mais, que eu preencha uma folha com meus dados. Faço tudo junto com Nano, entregamos. A secretária diz que está tudo certo e que Lunes (segunda-feira), a las 09h00min horas já seria o meu primeiro dia de aula. Eu penso... E o valor? Não, não, É grátis. Isso mesmo senhoras e senhores, de graça! O governo paga para a sudaca! Ohhh, que maravilha. A escola é grande, limpa, organizada, professores titulados etc.etc., mais pontos para a España!

Voltamos para casa no super autobuss. Sim, senhores e senhoras, as pessoas falando alto e já regressei sabendo que não estavam brigando!

Já em casa, Soledad pergunta se tudo saiu bem na escola, nos prepara um lanche, e comemos juntos, ela tenta falar comigo, faz alguma perguntas, Nano ajuda na tradução, pergunta sobre Dudu, Dudu é meu filho, Eduardo, que hoje tem 7 anos. Ficou em Aracaju, eu o traria depois que tudo se estabilizasse aqui. Expliquei a Soledad, que ficou um pouco sentida porque Dudu permaneceu no Brasil, mas no fundo entendia.

Decido tomar banho, já sei que tenho que esperar um “rato”! A água está no ponto certo, me sinto melhor, relaxada. Esperamos Sua Majestade, o Rei Raul, chegar do trabalho. Afinal chega e boa é a sexta-feira para um “empresário”, pois, no sábado não trabalha! Enquanto isto eu pensava: Meu Deus, amanhã será um longo dia.

Falaram bastante Raul e Nano, eu não fazia esforço para entender, já estava cansada.

Hora de dormir, Nano e Raul sairiam cedinho para olhar o nosso futuro apartamento. Dormi contente pensando que no outro iria para minha casa, seja o que Deus quiser.

O dia amanhece mais uma vez, igualzinho ao dia anterior, escuro e frio. Sentamos todos para tomar o café da manhã, tudo muito gostoso.

Raul e Nano foram olhar o piso (apartamento). Fiquei com Soledad e Valentina esperando a grande notícia. Valentina me chamou para jugar (brincar). Ela sabia que eu não falava castellano e com apenas 6 anos de idade me ajudou em algumas coisas, me ensinou o nome das cores, e pedia para que repetisse junto com ela... AZULLLL, AMARILLOOOO, BLANCOOO. Eu repetia e ela incentivava: Muy biennn, Sylvia! Mas quando chegou no vermelho...opa!ROJOOOO, ROJOOOOO, a pronúncia seria mais ou menos RORROOO, mais ou menos assim, é complicado! Hoje já sei falar, mas me deu trabalho!

Chegaram os porteños, com umas caras meio para o normal. Já fiquei logo triste.

_Esse apartamento não vale a pena pagar o que pedem, porque há outros mais bonitos e pelo mesmo preço.

Soledad, muito solícita, diz para Nano que iria pesquisar mais com ele no site da segundamano. Outra vez pesquisaram e Soledad encontra um ótimo, o dono do apartamento marcou para olhar no dia seguinte. Fiquei novamente na expectativa.

Esperem-me amanhã, beijos para todos.

Obrigada a todos pelas leituras e comentários.

Geo M
Enviado por Geo M em 26/02/2009
Código do texto: T1458898
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.