(Economia) A FACE DA CRISE

A FACE DA CRISE FINANCEIRA

Antoni BigCuore*

A crise financeira internacional, me fez lembrar dos meus tempos de criança. Quem tem mais idade, já ouviu falar das famosas “correntes financeiras” ou pirâmide.

Funcionava mais ou menos assim, um espertalhão fazia dez cópias idênticas, e colocava seu nome em primeiro lugar e os demais componentes eram “obrigados” a depositar em seu nome suposta quantia em dinheiro.

O segundo fazia mais dez listas e seu nome ia para primeiro lugar e assim sucessivamente.

Criava-se assim uma suposta riqueza financeira. Lá um belo dia, alguém quebrava a corrente, e tudo ia por água abaixo!.

Guardadas as devidas proporções, foi mais ou menos o que aconteceu nos Estados Unidos. Meia dúzia de “espertalhões” assessorado por técnicos de “alto nível”, quase levam o pais a bancarrota!!!.

Em brilhante artigo na Folha de São Paulo, do dia 23.02.09, o professor da Fundação Getulio Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira, explica didaticamente a diferença entre finanças e “financeirização”.

Diz ele no artigo, “Essa palavra financeirização que dada vez um numero maior de pessoas usa – é a mesma coisa que finanças?”

“Não é. A atividade financeira é necessária; a financeirização, sua distorção. Principalmente os bancos e as Bolsa de Valores têm um papel fundamental em qualquer sistema econômico. É por meio deles que os poupadores transferem suas poupanças para os empresários que realizam investimentos e promovem, assim, o desenvolvimento econômico. É por meio dos bancos e dos seus cheques e cartões de credito que fazemos nossos pagamentos. O mercado só pode funcionar bem e a economia só se torna eficiente quando os bancos e as Bolsas realizam bem sua tarefa de financiar a produção”.

“Já a “financeirização” e uma palavra cada vez mais usada para indicar que o sistema financeiro está deixando de cumprir a sua missão e passa a assumir um papel principalmente especulativo”.

O que pudemos depreender do artigo, em outras palavras, foi mais ou menos a estória que contei acima da corrente financeira. Sistema altamente especulativo, que cria a ILUSÃO DE RIQUEZAS e que meia dúzia de espertalhões irresponsáveis, levam uma nação, e no caso, o mundo inteiro numa crise sem precedentes na historia!.

O que ouve lá nos Estados Unidos, também foi culpa de seu próprio sistema ultra liberal, sem regulação praticamente no mercado, o que facilita este tipo de especulação.

Se seu sistema financeiro estivesse afinado com os parâmetros internacionais de Basiléia, na Suíça, isto não teria acontecido.

O problema é que os países mais fracos, sempre acabam pagando a maior parte da conta.

Felizmente, o Brasil, não sofrerá tanto quanto os americanos, já que nosso sistema financeiro é, no geral, bem sólido.(graças ao Proer criado no governo de FHC.tanto criticado pelo PT. E que agora provou sua eficiência!). Mas evidente que já estamos sofrendo com a crise, pois dependemos ainda de financiamentos internacionais para tocar a nossa economia real. Caso de empresas como Petrobras, Vale do Rio Doce e tantas outras, que dependem muito de capital de giro do exterior.

Somos um País maravilhoso!. Temos grandes reservas de energias alternativas, um povo trabalhador e bom. Brasil, Rússia, China e Índia, podem se unir e tirar grande proveito desta crise. Basta terem boa vontade e serem solidários uns com os outros.

EU CONFIO NO BRASIL! BRASIL EU TE AMO, MAIS DO QUE NUNCA!(SP.sp. 26.02.2009, 5ª feira, às 10,42 hrs.)

====================================================

(*)Antoni BigCuore Casagrande. Autor é Escritor em SP.sp. Acesse sua página na net – http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore

====================================================