É agora que o ano começa...
Estava trocando os canais, para ver se achava algo, que valesse a pena sentar e assitir, no finalzinho da tarde de carvanal. Vi em um comercial. Duas girafas olhando um cardápio. Enquanto uma folheava, a outra dizia:
- Essa eu já peguei, essa também, essa daqui, essa...
- E essa?
- Essa daqui eu ainda estou comendo.
Olhei incrédulo para o televisor. Pensei com as minhas baratas: "Meu Deus aonde é que esse mundo vai parar". Como pode um comercial de uma empresa, do ramo dos sanduíches, em que o público alvo são as crianças, fazer publicidade apelativa de duplo sentido?
Troquei de canal. Era mais uma reprise dos melhores momentos das escolas de samba. E lá estavam, seios, bundas, coxas, seios, barrigas, seios e acho que mais seios, explícitos, de graça, para qualquer um ver, inclusive as criançasem, plena tarde. "Que mal há nisso, é cultura", "isso é Brasil". Valha-me Deus! Cada vez mais nossa "cultura televisiva" está caindo.
E falando em carnaval. Essa é uma época muito bonita, diga-se de passagem, o feriado mais alegre que os brasileiros comemoram, até porque são três dias de folia. As cores, a bagunça, tudo isso é muito bom, mas desde que seja controlado. É hora de pensarmos um pouco se o que realmente estamos mostrando é cultura.
Além disso, sempre tem aquele jeitinho brasileiro para as coisas. Logo depois, já na quarta-feira, vem as cinzas. Tempo de reflexão. Antes a bagunça e depois a penitência. E garanto que é agora que o ano começa para o brasileiro.
Espero que no futuro, quanto estiver com meus filhos assistindo ao televisor não tenha que deparar-me com com cenas de comerciais como esses. Imagina só se uma criança fala isso na frente das outras pessoas? Não quero nem pensar.