O "X" da Questão
16/04/06
O “X” da Questão
Benjamim é muito inteligente, tira nota dez em todas as matérias, exceto em portuguesa. Como pode? Logo no idioma do seu país. Como é possível?
Senhor Junior, pai de Ben, muito preocupado com o futuro do filho, e com receio de que ele repetisse o ano escolar e ainda mais só por causa de uma matéria, achou aquilo inconcebível. Pensou: “Não pode ser, não pode ser... Preciso fazer alguma coisa...”
Então ele estuda todas as impossíveis e possíveis condutas que poderá fazer. E descobre, por intermédio dessa pesquisa, que "palavras cruzadas" ajudam muito a qualquer pessoa que tem dificuldade em português.
Imediatamente compra as famosas "palavras cruzadas", primeiramente as de nível fácil, para servir de base. Mas a proposta, na verdade, seria fazer corretamente as "palavras cruzadas" de todos os níveis.
Como o prêmio, o pai ofertaria um bônus, mas se o filho não conseguisse, ele é que deveria uma tarefa para o pai.
No começo foi difícil, mas com a persistência paterna, concluiu todo os exercícios com precisão. E ainda tinha a recapitulação oral com o pai, como prova que não teve nenhuma pesca. Foi duro, mas o garoto venceu as dificuldades.
Depois do nível fácil, pulou para o nível médio, seguido do nível difícil com o titulo “Super Gênio” com o mesmo método: responder corretamente às perguntas e depois as revisões orais com o pai.
Depois de todo esse esforço, Ben ganhou nota dez em português. E ainda atreveu-se a escrever uma crônica cheia de profundidade e coerência.
A professora deu os parabéns pelo êxito do aluno e ainda perguntou como ele conseguiu esta proeza de forma tão rápida. Ele contou sobre a pesquisa do pai.
Sendo assim, a professora indicou, além de muita leitura, fazer ‘‘palavras cruzadas’’ como trabalho escolar para todos os alunos até mesmos para os mais estudiosos, tidos com gênios.
Adriana Quezado