VIL METAL

O Banco Central lançou há pouco tempo uma moeda comemorativa dos 200 anos da chegada da família real ao Brasil. Devia se chamar metamorfose, a moeda. De mil-reis, passamos a cruzeiro, daí para cruzeiro novo, voltou a cruzeiro, cruzado, cruzado novo, URV, Real...Será que vamos parar? Apesar de ser uma edição limitada para colecionadores, a moeda com valor de 5,00 na face vai ser vendida a 108,00. Vejam só que coisa estranha!. Que conversão é essa, ninguém sabe.

Tive um amigo que durante o período Sarney cruzado, Collor cruzado novo, Itamar URV/real, passou a usar cartão para tudo, até mesmo o pãozinho. Ele tinha uma dificuldade danada com os números e sendo pão duro, ficava temeroso de ser passado para trás numa conversão e lhe serem tirados alguns zeros de sua notas ou moedas. Lembro de pagar uma conta na padaria para ele. O moço do caixa se recusava terminantemente a receber uns centavos de cruzados novos no cartão de crédito.

- Isso não paga nem o custo da máquina de processar a transação, moço.

- Azar o seu. É dinheiro como qualquer outro e vou levar o pão assim mesmo.

- Tá bom, você me paga depois.

- Não senhor, se voltar aqui vai ser a mesma coisa e vou acabar é acumulando dívida. Não gosto de fiado não.

Consegui um endereço na rede que tem as fotos das cédulas desde o império e pude constatar que não estou tão velho assim. A mudança de padrão monetário é que foi muito rápida por causa de inflações e inflações monstruosas.. Meu salário já chegou a mais de 11 milhões de cruzeiros mensais numa época e 6 milhões de cruzados em outra. E nem faz tanto tempo assim. Outro dia mesmo. Ah, se fosse hoje...

Quem quiser conhecer ou matar a saudade, se é que dá alguma, visite ai embaixo e veja as cédulas. O barão, a abobrinha, os poetas... Coitados dos poetas...

http://www.portalbrasil.net/downloads/moedabrasileira.pps

josé cláudio Cacá
Enviado por josé cláudio Cacá em 24/02/2009
Código do texto: T1454695