QUE VENHA A VELHICE!

Nelson Rodrigues quando do término de uma palestra a uma universidade foi indagado por um professor:

- Nelson qual a mensagem que você deixa a esses jovens aqui presentes?

Com sua voz e entonação inconfundíveis, respondeu:

- A minha mensagem aos jovens é que envelheçam.

Otto Lara Resende uma vez perguntado em uma entrevista sobre sua opinião a respeito da velhice, disparou:

- A velhice é indecente.

Quando mais jovem, por várias vezes pensei quem realmente detinha a razão, sem nunca alcançar uma resposta definitiva porque minha experiência se limitava à juventude.

Hoje cronologicamente considerado velho, não tenho duvidas em dar razão a Otto Lara Resende, a velhice é realmente indecente.

Essa conversa de que a velhice traz serenidade, sabe resolver os problemas com mais tranqüilidade, etc ... etc... etc..., é uma grande balela.

Principalmente na nossa sociedade, quando você fala sua idade cronológica parece que proferiu um palavrão.

Até ai tudo bem.

Se nós mesmos não percebêssemos que nossa capacidade física e intelectual se limita de forma impressionante.

Aos otimistas da terceira idade que me perdoem, mas a felicidade que apresentam nos clubes específicos que vemos na televisão, em bailes, excursões etc, me perdoe, mas eu não acredito naquela felicidade demonstrada frente às câmeras.

Ameniza para alguns? Pode até ser, mas felizes não tem ninguém ali.

Se há um ser envelhecido feliz nada mais é que uma benção divina, e são para muito poucos, exceções à regra.

Na nossa sociedade a velhice é desrespeitada, a contribuição das pessoas com experiência são muito poucas valorizadas de forma geral.

A única verdade que temos nessa vida é que todos os jovens envelhecerão como um dia envelhecemos, e olhe, só para aqueles que tiverem sorte e não morrerem cedo.

A velhice é apenas uma experiência nova no curso continuo da vida, mas daí dizer que é bom, há uma longa distancia.

Duda Menfer
Enviado por Duda Menfer em 23/02/2009
Reeditado em 23/02/2009
Código do texto: T1453512