Charcot

Eu não sei se quem leu a última crônica que escrevi, lembra que eu citei por cima, esse grande neurologista francês que estudou a histeria, então resolvi dedicar uma crônica inteira a ele.

Charcot nasceu em 1825 e estudou na Universidade de Paris, sendo posteriormente professor. Em 1862, Charcot começou a trabalhar na Salpêtrière como medécin interne ( médico interno ou residente). O que passaria na mente deste jovem cientista de 38 anos? Charcot começou a estudar as neuropatologias e suas etiologias, no século 19,as neuropatias eram assunto para diversos cientistas. Na época que Charcot trabalhou na Salpêtrière, esse emprego seria apenas temporário, pois os médicos mudavam de hospital e de especialidade, porém Charcot se adaptou à clínica, e de medècin interne, ele passou a medécin hopiteux e lá ficou nos seus estudos, charcot, a partir de então passou a ter um consultório próprio e a aparelhagem necessária.

Charcot começou a ganhar respeito e fama, a partir de 1870, quando muitos médicos recém-formados acorreram a clínica para um estágio e um curso detalhado sobre as doenças nervosas. Charcot merece, com todo direito, o título de pai da neurologia moderna junto com Duchanne, outro brilhante cientista. Em 1865, Charcot publica Leçons

du Mardi( o título é longo e apenas colocarei o começo), o curioso dessa obra clássica, que terei o gosto de ler se conseguir achar, é que saiu a primeira edição em alemão e não em francês,, Freud recebeu a autorização de traduzir a obra para o alemão.

Uma, das muitas contribuições que Charcot fez, foi a descoberta de duas doenças: uma a síndrome ou mal de Parkinson, que acomete pessoas idosas e raramente jovens, e a outra a doença de Tourette, que é menos conhecida.

Charcot foi um brilhante professor, e isso é o que mais deve ser acentuado quando se fala sobre ele, e não apenas porque ele formou alunos famosos como Binet ou Pierre Janet.

Para finalizar, quero dizer que não devemos achar que Charcot foi um místico porque ele usou a hipnsose para curar pacientes, ele sim, usou a hipnose, mas com o intuito de descobrir como a doença havia se desenvolvido desenvolvido, e não como se vê charlatãos aplicando para o controle da mente. No mais, já disse o principal sobre Charcot e espero que apreciem esta crônica simples, porém sincera. Salve, mestre Charcot

Heinrich Hoft
Enviado por Heinrich Hoft em 21/02/2009
Código do texto: T1451161
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.