A convivência

Conviver é uma arte que poucos praticam. A maioria de nós está preocupado em manter o seu espaço livre para que possamos nos manifestar da forma como gostamos, sem ter que nos ocupar dos outros, como se os outros fossem um empecilho, um estorvo que deva ser tirado do nosso caminho o mais rápido possível para que possamos passar.

Muitos perguntamos: por que vivemos? Muitos acreditam que é por acaso e poucos tem realmente temor e respeito por Deus e pelas coisas espirituais, pois quem tem respeito pelo universo espiritual cuida do seu relacionamento com os outros, pois sabe que somos todos interdependentes e que mais cedo ou mais tarde virão as cobranças.

Quando eu faço uma acusação a alguém eu estou acusando a mim mesmo, pois eu sou a única pessoa que conheço suficientemente para poder acusar. Quando digo que alguém é mentiroso, posso usar a mesma assertiva para mim, pois nós só somos capazes de falar sobre o que conhecemos. Se sei que usas a mentira é por que a tenho em mim.

A vida é um exercício de amor. Hoje eu vi uma pessoa que se acha um exemplo de comportamento correto tratar outra de uma forma insuspeita, para quem tem amor no coração e tudo por uma bobagem. Olhemos primeiro para nós mesmos e busquemos onde nos aperfeiçoamos. Deixemos os outros a eles, para que cresçam e saibam amar.