O BRASIL NÃO VAI BEM?
Segunda-feira , dia dezesseis desta semana, li uma crônica excelente da Brigeth, sob o título “Assunto Sério”, onde ela trata de forma politicamente correta das nossas mazelas, na política, saúde, educação etc. Ai eu fiquei pensando, puxa, Brigeth, o Brasil não vai bem não? É coisa para se perder a fé? Não seria de bom alvitre acreditar na nossa História, pois pela sequência de desacertos administrativos que ela registra, chega-se à conclusão que não tem saúva que acabe com este nosso país, por isso, nada de pânico, além do mais devemos confiar, também, em Suas Excelências, e convenhamos se é para apontar culpados, que caia sobre nós povo, a carapuça. Não passamos de uma gente problemática, cheia de carências e pidona. Até parece que não somos filhos de uma terra em que se plantando tudo dá. Afinal, o que vem a ser dificuldades econômicas, miséria, fome, seca, enchente, baixos salários, educação, saúde, moradia, transporte, trabalho de agora , diante do que a pátria amada, idolatrada, salve, salve nos tem à oferecer em termos de futuro? Por acaso fomos ou estamos sendo enganados? Não e não! O que nos têm dito sempre os nossos dirigentes? Que o Brasil é o país do futuro. E futuro não é agora, é tempo que há de vir. Quem sobreviver verá.
Ora pois, pois, minhas e meus coleguinhas de trabalho, partamos para o faz- de-contas e... Sorria, o carnaval está chegando, cada um que vista a sua fantasia e pinte seu nariz de vermelho e lembrem-se, segundo Joãozinho Trinta, quem gosta de chorar miséria é intelectual. Expor as nossas mazelas, nem pensar! Fazer cobranças às nossas autoridades pra quê? E por quê? Pelo “empenho” que demonstram devem estar “em paz com as suas consciências / E que se dane, os pobres e humildes que é tão difícil de ajudar” (Elegia de Agosto – Manuel Bandeira).
Tem mais uma coisinha, se estamos em crise, a culpa é de um livrinho, a tal da “Constituição-cidadã”. Não é o que afirmam os que a fizeram? Adianta, pois reclamar? Já reclamaram por nós os meninos revolucionários da Confederação do Equador, quando lançaram o manifesto onde dizia: “As Constituições, as leis e todas as instituições, humanas são feitas para os povos e não os povos para elas”.Disseram isto faz tempo.
E, como tudo por aqui acaba em samba, vamos colocar uma musiquinha numa letra de Gonçalves Dias, que diz: “Que vos resta brasileiros! / Resta-vos reunir-vos todos em interesses, em amor, em esperanças / Não se ouça, pois, entre vós outro grito que não seja UNIÃO”. Ai , quando entro de parceria com o Gonçalves e ponho lá o meu refrão: E por que não? E por que não?