Semelhanças e diferenças

As telenovelas são uma espécie de instituição nacional no Brasil , e neste exato momento – e só para que a crônica ganhe um marco no tempo estamos no verão de 2009 - a principal Rede de televisão aberta do País , a Globo , apresenta uma trama que tem seu foco e o cenário das principais alocações na distante Índia . Um País que tem com o Brasil algumas semelhanças, o que é inegável, sobretudo se examinada a economia dita “emergente” e as enormes desigualdades de classes sociais. Mas também existem muitas diferenças que devem ser postas em debate.

As semelhanças entre Brasil e Índia, mesmo para quem nunca esteve no enigmático País de Ghandi , não ultrapassam esses limites da economia e de uma sociedade desigual, contudo, as diferenças são significativamente mais notáveis e fica até difícil posicioná-las num rol de hierarquias, porém , proponho que tentemos faze-lo a várias mãos, pelas minhas e pelas dos que se propuserem a ler esta crônica.

A primeira grande diferença é a religiosa, pois existem algumas práticas que por aqui jamais lograriam guarida, como aquelas cremações de cadáveres à beira dos rios. O culto exagerado à divindades – as vacas compartilhando espaços com humanos – enfim, situações esdrúxulas na visão dos brasileiros, e que até se diz que a Rede Globo tem evitado mostrar esse “outro lado” da Índia, estando a circular na WEB uma mensagem com imagens bem fortes , dá para afirmar até meio “agressiva”.

A segunda grande diferenciação com o Brasil é demográfica e é ostensiva na super-população e no caos urbano, sendo crível admitir que as cidades brasileiras, não obstante os mal resolvidos problemas nacionais, ainda são bem mais organizadas que as cidades indianas – o trânsito então nem se fala , bem como as condições de higiene urbana.

A terceira e última grande diferença, está a meu juízo, no fato de saber que um País com tantas desigualdades possui arsenais e um orçamento de guerra , incluindo-se armas nucleares , que é desproporcional à realidade interna fazendo com quê, de certa forma, isso induza à existência de intenções belicosas, desconfianças com os vizinhos, enfim, posturas muito diferentes da nossa no cenário das Américas.

Outras muitas pequenas diferenças, certamente podem e devem ser elencadas por cada um dos leitores desta crônica, mas creio que ninguém iria duvidar dessas três grandes aqui miradas e que até se prestam para elevar nossa auto-estima e nosso amor próprio, afinal justiça se faça, o Brasil é um só e os brasileiros de norte a sul, de leste a oeste, somos todos muito parecidos e dá para afirmar que gostamos uns dos outros. Com pequenas variações, cantamos as mesmas músicas, adoramos a um mesmo Deus ( independente de modo e meio) e queremos ser amigos de nossos vizinhos.

Vamos aproveitar, pois a história das Indias e na carona da Rede Globo, escrever linhas de confiança no nosso Brasil. No confronto das semelhanças e das diferenças dá para concluir que somos bem melhores que eles e que temos razões de sobra para acreditar num futuro melhor !!