O novo filme do Tom Cruise
O filme que estreou semana passada nos cinemas do mundo todo, Operação Valquíria ou como no alemão Walkerie, é um sucesso tanto por conta dos fãs quanto da crítica. O próprio Tom Cruise veio ao Brasil para divulgar o filme e ficou hospedado em um hotel luxuoso em São Paulo. Ele recebeu uma legião de fãs enlouquecidos por sua presença.
O filme conta a história da conspiração alemã que tentou matar Adolf Hitler durante a guerra, que foi chefiada pelo conde alemão von Stauffenberg Treschow e outros generaias, a conspiração malogra, Adolf Hitler sobrevive e manda matar os conspiradores. Mais de 5000 mil pessoas foram asssassinadas entre militares, padres, civis, etc.
Mas eu gostaria de fazer uma pergunta pertinente: como um filme como Operação Valquíria, que tem elementos nazistas fortemente implantados na história, conseguiu ser gravado? Como todos sabem, os maiores produtores e diretores norte- americanos são judeus. Um filme como este há 20 ou 30 anos atrás jamais sairia do papel, e os movimentos sionistas iriam cair em cima taxando o filme de nazista, etc. Será quew podemos aceitar que o filme só foi aceito porque fala sobre a conspiração de julho de 1944? Será que Hollywood só aceita filmes que tentam passar uma imagem negativa da Alemanha? A resposta poderia ser sim, pois não há muitos filmes que contem o lado alemão da Segunda Guerra, eu pelo menos nunca vi.
No entanto, o filme Operação Valquíria tem tudo para ser um excelente filme. Amor. Drama. Ação e um roteiro bem desenvolvido e a atuação marcante, é claro, de tom Cruise. Eu confesso que estou ansioso para assistir esse filme. Acredito que será um dos melhores filmes do ano e deve merecer um Oscar ou até mais de um.