Sobre viajar
Viajar é tão bom!Tudo muda já no trajeto,na saída de nosso ambiente,se fica mais solto,o estresse é esquecido.Você se transforma quando se hospeda na casa de alguém ou em algum outro local,aprende com o tratamento das pessoas e exercita a paciência com o atendimento recebido,o que já vale a viagem para muita gente!
Para mim é mais do que sair da rotina doméstica,não se preocupando com arrumação de quarto,desligar o ar condicionado,fazer a cama ou supermercado,pensar no café da manhã,o que fazer de almoço ou jantar.Nem mesmo em levar sua cadeira ou quarda-sol para a beira do mar,porque alguém já colocou eles lá para você...Sair da rotina,conhecer ou rever lugares,passear de barco,comer o prato típico local,ouvir os diferentes ritmos musicais e dialetos das pessoas,os diálogos entre as crianças.Esquecer o relógio na bolsa,seguir o movimento das nuvens no céu pelo simples prazer de vê-las se modificar,deitada na beira de uma piscina.Isto são férias!
Há anos já não viajo por agências.Nos reunimos,decidimos o lugar e,conforme o que se encontra,ficamos mais ou menos dias em algum lugar que nos chama mais atenção.Por agência já viajamos,foi bom por um tempo.É ótimo quando se viaja sem grupo porque se faz bons companheiros de viagem e até amigos.Mas é sempre mais complicado,porque estabelecem um roteiro fechado de lugares e horários,que você se obriga a seguir porque já está incluído em seu pacote pago.
Minha diversão maior fica por conta das fotos que tiro e do inesperado que busco sempre.Adoro sair do roteiro dos mapas!É legal pegar um ônibus local,visitar o mercado público do lugar (não o turístico),ver a arte produzida na simplicidade da região para o consumo do povo por seus artesãos e artistas,provar os doces e frutas,os bolos e caldos,descobrir o amargo e o crocante das farinhas nas tapiocas,tomar muita água de coco ou um picolé de graviola (aqui em Porto Alegre eu não tenho).Um roteiro gastronômico diferente também é algo delicioso!
Sair à noite e tomar sopa em Porto de Galinhas,subir e descer as ladeiras de Olinda,dançar forró em João Pessoa,nadar nas águas quase escaldantes de Pipa no Rio Grande do Norte foi muito bom!Mas ouvir marchinhas dos carnavais do passado nos blocos no recife Antigo,com várias famílias nas ruas,e ser convidada para dançar a ciranda com todo mundo do lugar,no ritmo do coração desta cidade,comove e é tudo!
É prazeiroso sair sem rumo,entrar numa ruazinha qualquer porque suas árvores de flores amarela,rosa e laranja estão floridas e te chamaram a atenção ou se ouviu um canto lindo de pássaro vindo de lá e se descobre no final dela um portão tão carregadinho de musgo e folhas que mal se vê a casinha de pedra que fica dentro do muro.
Com mais tempo em um lugar já se pode tomar decisões,se descobre que o movimento das marés modificam a água em que se banha no mesmo dia,com ondas ou piscinas,depende do gosto de cada um!
Observar que a luz transforma os lugares,o farfalhar das folhas dos coqueiros,o movimento das pessoas,os diferentes tons de pele,olhar em seus olhos quando conversam comigo,porque o olhar me fala da sua força.Observo a postura das senhoras com panelas na cabeça,em pleno sol do meio dia vendendo na beira das praias,a criatividade dos cantadores repentistas,a agilidade dos que alugam cadeiras,a força dos que empurram carrinhos na areia enquanto os banhistas sentados vêem a vida e as possibilidades de compras passarem.Converso com os vendedores,com os motoristas dos táxis.Ouvir suas histórias rende boas histórias,com a do velho Mercedes em João Pessoa que me inspirou e escrevi "o velho e o varal".
Voltar é ótimo,principalmente se na mala a gente trouxer mais do que presentes na bagagem,se trouxer boas lembranças!
*Muito bom estar de volta ao Recanto,meus queridos!Um beijo para todos,mesmo que não tenham visto os filmes de Cristina Hoyos que recomendei!