"DIA DE EXAME"

- (PSN * 13/02/2009) -

Hoje estou decepcionado com o mundo, com as pessoas, com as instituições, com o sistema de saúde, com o ser humano em geral.

Fico a imaginar o que somos para hospitais, laboratórios e clínicas de toda espécie.

Como é cruel ser doente nesta cidade, neste Estado, neste País. Ninguém preocupa com sua doença, mas sim com seu exame cardio, sua audiometria, seu encéfalo, etc, mas com você?... Ninguém.

Alias você e sua doença são apenas mais produtos a serem explorados comercialmente, e como somos explorados!

Normalmente na recepção aquela garota bonita, simpática, bem uniformizada e sorridente (forçado, mas continuemos), assim como uma robô, seu sorriso pode ser bonito, mas seu interesse por você como ser humano é amarelo como a anemia do sistema que desmarcara suas gentilezas. Faça isso, faça aquilo, assine aqui, aguarde alí, espere acolá. Isto sem ao menos te olhar, seus olhos estão fixados nos papéis e nas notas fiscais a receber.

No consultório: Como está o senhor? Qual sua idade? Para que quer o exame? Tudo meticulosamente bem arranjado, perguntas ordenadas e repetidas uma, duas, dez, vinte e não sei lá quantas vezes. Pronto, o senhor pode aguardar lá fora, e a secretária infomará quando pegar o resultado, pode sair!... Próxima, próxima máquina a ser retificada.

Não, eu não quero adoecer, é muito triste ser tratado apenas como mais um produto humano a ser explorado.

Se é essa frieza, essa falta de humanidade, essas técnicas gêlidas que ensinam nas faculdades de medicina, nos cursos de enfermagem, nos cursos técnicos de saúde, tô fora! Eu prefiro ficar em casa, ser tratado com chás e emplastros da época de meus avós. Pelo menos morrerei em um ambiente de compreensão, de respeito, onde pessoas se preocupam comigo, não com minha doença,. onde sou mais importante que ela. Onde eu sinta humanidade nos olhos das pessoas, não esses rostinhos bonitos, robotizados, doutrinados tecnicamente e friamente preparados para usar da minha doença como mais uma fonte de renda e enriquecimento com a precariedade do dito "Sistema de Saúde".

AH!... Os médicos, nem falo, essa revolta deixo para outro assunto.

Quero voltar à minha humanidade, ainda bem que não estou doente, só fazendo exames periódicos. Tenho pena de quem realmente está doente, pois se tornará vítima da doenca do sistema explorátorio da pessoas enfermas do nosso País.

E ainda dizem que médicos, enfermeiros fazem juramentos...

É demais pra mim. Conta outra, vai!...