O APAGÃO NOSSO DE CADA DIA...

Difícil, muito difícil ultimamente sobreviver nos grandes centros.

Eu por aqui já escrevi várias crônicas sobre a logística do nosso dia a dia, porém acho que nunca é demais colocar a "boca no mundo"!

Aposto como qualquer cidadão minimamente participativo das atividades diárias das cidades, tem uma queixa de algum banco, esta instituição financeira que irrita os nervos de qualquer pessoa que se habilite a usar seus neurônios.

Mas por aqui, bom mesmo...é não se ter neurônios!

Hoje ocorreu comigo uma situação mais que lugar comum em sampa: não consegui ser aprovada pela porta giratória dum banco. E pasmem: do meu banco.E pasmem mais uma vez: do qual sou cliente há doze anos.

E acreditem... nem me irritei! Eu sei que não parece , mas é verdade.Fiquei bem calminha.

A porta com sensor de metal travou para mim...e para o mundo às minhas costas!

Avisei o segurança que eu ERA cliente da agência.

Informação totalmente DISPENSÁVEL.

Então, pacientemente, tirei as chaves e o celular e os coloquei no guarda-trecos.

Expliquei que precisava resolver algo com a gerência.

Mais uma informação irrelevante àquele segurança super precavido!Travou mais uma vez.Tirei a bolsa e a guardei no porta volumes.Travou de novo: tirei a pulseira, o colar e os brincos. Não abriu. Tirei as sandálias com detalhes em metal...fiquei descalça...com as sandálias na mão. Continuou travada e...

-Senhora sinto muito, mas não será possível a senhora entrar.A porta está travada.

-Mesmo? Sabe que eu nem tinha percebido?

Senti que o segurança se preocupou com o meu desapego..corporal, digamos assim.

-Moço, eu não vou ficar pelada aqui, fique tranquilo, mas deve ser o metal do meu soutien que trava essa...po...rta!(calma, gente, sou educada)-falei em alto e bom tom.

Não me irritei.

Mas fui à administração do shopping.

Vamos pensar um pouco.O que que há, hein? Os shoppings centers devem saber o que ocorre no seu espaço. São ou não corresponsáveis?

Sou cliente do banco, mas também sou frequentadora e cliente do espaço comercial.

Cadê o bom senso? Cadê o respeito com as pessoas?

Tenho um porte fisíco franzino, qualquer um percebe que minha força não é suficiente para matar uma mosca!-e um segurança tem que ser treinado para reconhecer a expressão corporal de suspeitos e não para intimidar clientes, pessoas de bem.

Saibam, infelizmente nosso apagão social é totalmente intelectual! Em tudo! Podem observar.

Seguranças despreparados, bancários idem, serviços péssimos, taxas altíssimas para serviços medíocres.

Percebi claramente que a ordem é NÃO DEIXAR O CLIENTE ENTRAR NO BANCO.

Menos trabalho, mais lucro. Porque na verdade, como já ilustrei por aqui, o cliente ao operar os caixas de auto-atendimento funciona como funcionário terceirizado...dos bancos e de si mesmo, bancos que trabalham com os nossos tostões! E cobram bem cobradinho para tal! É o fim da picada..uma vergonha!

Pagamos para não sermos atendidos!

Fiz uma queixa à administração do shopping...e outra ao banco.

Perda de tempo, talvez.

Há que se ter um perfil da clientela para se adequar a qualidade dos serviços.

É um poquinho mais difícil atender a quem pensa...fato raro hoje em dia.

A meu ver o shopping responde solidariamente pelo distrato!

Voltarei depois para lhes contar a resposta à minha queixa.

Se houver alguma...óbviamente.

Nota : Dia desses, uma conhecida me contava muito indignada, que chamou a polícia militar para entrar num banco.

Assim que a polícia prontamente chegou, o segurança do banco disse ao policial que cumpria ordens muito bem claras e que nem a polícia tinha autoridade para fazê-lo abrir a porta para a cliente acessar a agência.Pode? É ou não é um caos? É ou não é...um apagão social total?

Disse-me que acabou por desistir de entrar porque percebeu que o militar ia ter um "treco' de tão nervoso que ficou...

Deus do céu!